Data: 03/07/2020 18:01 / Autor: Redação / Fonte: Instituto Melhores Dias

São Bernardo mantém atividades do programa Crianças Saudáveis durante a pandemia

Será montada uma horta comunitária no bairro Jardim Imigrantes com ajuda das famílias


Crédito: Divulgação

Desde o dia 16 de março, quando as atividades escolares foram oficialmente suspensas em São Bernardo (SP), a equipe do Instituto Melhores Dias manteve o contato com professoras, coordenadoras, e grupos de comunidade sobre o nosso trabalho, no programa Crianças Saudáveis, de melhoria na alimentação e por hábitos saudáveis, além da manutenção das hortas escolares e domiciliares que incentivamos.

Pelo WhatsApp, foi formado grupo das escolas e também um grupo de famílias com as quais vai ser montada uma horta comunitária no bairro Jardim Imigrantes. Esses grupos se mantêm ativos com diálogos frequentes entre os participantes e nossa coordenação local. Constantemente são postadas fotos de escolas e professoras que mantêm os aprendizados das formações sobre horta em suas casas.

Há escolas que mantiveram seus canteiros por meio de visitas rápidas e cuidadosas de uma pessoa para regar a horta. Em outros estabelecimentos, o guarda cuidou do plantio e, ainda em escolas que possuem sistema de irrigação, o trabalho também foi mantido.

Além do incentivo ao trabalho com horta, a equipe local disponibilizou pelo whats materiais de higiene, cuidados com COVID-19, e os vídeos do Pinguinho – desenho animado, desenvolvido com parceria do IMD, sobre sustentabilidade. O material foi repassado para equipe escolar e também para grupos de familiares dos estudantes.

Recentemente, a rede de ensino iniciou aulas online, embora alguns estudantes ainda encontrem dificuldade para acessar. Ainda assim, o IMD já recebe pedidos das escolas sobre materiais de plantio residencial de ervas e reaproveitamento de alimentos, que estamos desenvolvendo.

PROGRAMA CRIANÇAS SAUDÁVEIS – O programa Crianças Saudáveis promove, a partir das escolas públicas, conhecimento e meios para alimentação saudável e nutritiva entre as comunidades onde acontece. É realizado em parceria com a empresa e a Fundação General Mills, com apoio dos governos municipais. Teve início em julho de 2016 nas cidades de Cambará (PR), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Pouso Alegre (MG), onde estão localizadas unidades fabris da General Mills. A partir de 2018, o projeto foi expandido para Paranavaí e Ribeirão Claro, no Paraná, e São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Comente aqui