Ex-Corinthians pode render quantia milionária via mecanismo de solidariedade
Pelo Alvinegro, o jogador atuou em apenas 29 jogos, marcando dois gols, e se transferiu em 2023
- Publicado: 26/06/2026 20:23
- Alterado: 26/06/2026 20:23
- Autor: Redação
- Fonte: Agência Somos FC
Felipe Augusto, centroavante revelado pelo Corinthians e atualmente no Trabzonspor, da Turquia, está prestes a ser transferido para o Zenit, da Rússia, por cerca de R$ 117 milhões entre fixos e variáveis. A informação foi divulgada inicialmente pelo Meu Timão.
Com isso, o Timão arrecadaria uma boa quantia no mecanismo de solidariedade da FIFA. Os russos venceram a concorrência junto ao Benfica, que também tinha interesse no ex-Corinthians.
Quanto o Corinthians vai ganhar?

Por ter ficado no time alvinegro dos 13 aos 19 anos, o Corinthians tem direito a 2,5% das transações do jogador. Nesse cenário, o Timão ficaria com cerca de R$ 2,9 milhões.
Pelo Alvinegro, o jogador atuou em apenas 29 jogos, marcando dois gols, e se transferiu ao Brugge por cerca de R$ 16 milhões à época.
Como funciona o mecanismo de solidariedade da FIFA?
Visando proteger e incentivar os clubes formadores, todas as negociações têm, obrigatoriamente, que repassar 5% aos clubes formadores. A porcentagem é dividida por cada ano que o jogador esteve na base daquele respectivo time.
Como funciona a distribuição dos 5%
- Temporadas de 12 a 15 anos: 0,25% da compensação total por ano.
- Temporadas de 16 a 23 anos: 0,5% da compensação total por ano.