Data: 15/10/2019 14:36 / Autor: Redação / Fonte: assessoria

Campanha no metrô oferece testes gratuitos de prevenção à osteoporose

Exames promovidos pela ABRASSO serão realizados no dia 20 de outubro – Dia Mundial da Osteoporose – na estação Paraíso do metrô paulistano


Crédito: Depositphotos

Segundo a International Osteoporosis Foundation (IOF), uma em cada três mulheres com mais de 50 anos sofrerá uma fratura devido à osteoporose, doença silenciosa que diminui a massa óssea e, consequentemente, deixa os ossos mais frágeis. De acordo com uma pesquisa conduzida mundialmente com mulheres a partir dos 55 anos de idade, sob encomenda da Amgen, 80% das brasileiras com 65 anos ou mais –  principal grupo de risco da doença – não acreditam que estão em perigo³. No Brasil, estima-se que 10 milhões de pessoas são afetadas pela condição e a maioria não sabe que a possui até o momento da primeira fratura.

Para mudar este cenário e fomentar o Dia Mundial de Conscientização da Osteoporose, que acontece anualmente em 20 de outubro, médicos que fazem parte da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) – entidade sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento científico e clínico para o tratamento de doenças ósseas – realizarão, gratuitamente, teste de calcâneo (exame que avalia a massa óssea por meio de uma ultrassonometria do calcanhar para identificar a osteoporose) e FRAX (Ferramenta de Avaliação de Risco de Fratura), que permite estimar a probabilidade de fraturas ósseas nos próximos dez anos, na estação Paraíso do Metrô, no domingo, 20 de outubro, data mundial de Prevenção à Osteoporose.

“Se descoberta no início, a osteoporose tem tratamento que reduz em 90% o risco de fratura das vértebras e em 54% nos outros ossos. Daí a importância dos exames preventivos. É uma doença silenciosa que, se não tratada, evolui para fraturas, sendo a do quadril a mais temida, pois 20% a 30% dos casos levam à morte em até um ano. Esses números são maiores que a mortalidade por câncer de mama”, ressalta o reumatologista Charlles Heldan, presidente da Abrasso.

Agenda:

Local: Estação Paraíso do Metrô de São Paulo.

Data: 20 de outubro de 2019

Horário: 9h – 14h

Endereço: R. Vergueiro, 1456, Paraiso - São Paulo, SP.

Evento gratuito.

Comente aqui