Vacinação na estação da CPTM reforça proteção em RGS
A vacinação contra gripe e sarampo será oferecida na estação da CPTM como parte das ações para ampliar a cobertura vacinal no município
- Publicado: 03/08/2026 15:10
- Alterado: 03/08/2026 15:10
- Autor: Daniela Penatti
Rio Grande da Serra amplia o acesso às vacinas contra a gripe e o sarampo com uma ação realizada fora das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta terça-feira (4), das 10h às 20h, a estação da CPTM da cidade, localizada na Rua Guilherme Pinto Monteiro, s/nº, no Centro, receberá uma equipe de imunização para atender moradores e passageiros que circulam pelo local.
A estratégia faz parte da chamada ação “extramuro”, adotada pela Prefeitura para aumentar a cobertura vacinal no município por meio da oferta de imunizantes em pontos de grande circulação, facilitando o acesso da população.
Vacinação em ponto de grande circulação
Podem receber a vacina contra a gripe (influenza) pessoas a partir de seis meses de idade que ainda não tenham sido imunizadas neste ano. Já a dose contra o sarampo será aplicada em pessoas de 1 ano até 59 anos, 11 meses e 29 dias.
Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento oficial com foto (RG), CPF, Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e Carteira de Vacinação.
Medida busca ampliar a proteção da população
Segundo a administração municipal, a iniciativa foi intensificada diante dos casos confirmados de sarampo registrados no Estado de São Paulo, incluindo ocorrências na capital e em cidades do ABC Paulista.
O prefeito Akira Auriani afirmou que a ação busca alcançar o maior número possível de moradores. “Sabemos do surto de sarampo que acontece no Estado, com casos confirmados na capital e no ABC, e estamos indo atrás da população na estação da CPTM, principal ponto de circulação de pessoas na cidade, para oferecer o imunizante e proteger o máximo de cidadãos possível”, declarou.
Campanha de Multivacinação será realizada em agosto
Além da ação na estação da CPTM, o município também promoverá a Campanha de Multivacinação 2026 no sábado, dia 22 de agosto, das 8h às 17h. Na data, todas as UBSs de Rio Grande da Serra estarão abertas para atualizar a caderneta de imunização dos moradores com as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação.
A campanha reforça o esforço da cidade para ampliar a cobertura vacinal e prevenir doenças que podem ser evitadas por meio da vacinação.