Sesi São Bernardo conquista dois ouros no Sul-Americano
Na natação, Etiene Medeiros e Gabriel Nunes Machudo, do Sesi São Bernardo, quebraram recordes no Santa Fé 2026
- Publicado: 14/09/2026 15:28
- Alterado: 14/09/2026 15:29
- Autor: Gabriel de Jesus
A natação do Sesi São Bernardo começou os Jogos Sul-Americanos Santa Fé 2026 com dois títulos e recordes de campeonato. Representando o Brasil, os atletas Etiene Medeiros e Gabriel Nunes Machuco, que treinam na unidade de São Bernardo do Campo, conquistaram medalhas de ouro nas provas disputadas no domingo (13), em Rosário, na Argentina.
Os resultados colocaram o Sesi São Bernardo em evidência logo no início da competição, que reúne atletas de diferentes países da América do Sul. Além das medalhas, os dois nadadores estabeleceram novas marcas para o campeonato em suas respectivas provas.
Sesi São Bernardo conquista ouro com Gabriel Machuco
A primeira medalha de ouro do Sesi São Bernardo veio com Gabriel Nunes Machuco, de 19 anos. O nadador venceu os 200 metros medley com o tempo de 1min58s97, resultado que também passou a ser o novo recorde da competição.
Em sua primeira convocação para uma seleção brasileira adulta, Machuco destacou a importância do resultado e da experiência de dividir a disputa com atletas mais experientes.
“Foi uma prova muito marcante para mim. É muito gratificante representar o Brasil em uma competição dessa e estou muito feliz com o meu resultado. Foi a primeira vez que quebrei a barreira dos 59 segundos. Ter essa vivência com os nadadores mais velhos e experientes é importante para a minha carreira”, afirmou.
Etiene Medeiros também bate recorde

O segundo ouro do Sesi São Bernardo veio com Etiene Medeiros, que voltou a defender o Brasil em uma competição internacional. A nadadora venceu os 50 metros costas com o tempo de 28s38, estabelecendo um novo recorde dos Jogos Sul-Americanos.
A marca superou os 28s50 registrados por Fabiola Molina nos Jogos Sul-Americanos de Medellín, em 2010.
De volta à Seleção Brasileira após alguns anos, Etiene também ressaltou o significado de retornar a uma competição internacional e competir novamente ao lado de atletas sul-americanos.
“Estar de volta é muito especial. Tenho um sentimento muito diferente de estar competindo ao lado dos nossos amigos sul-americanos. A gente nadou junto, conseguiu essa medalha de ouro para o Brasil, e isso dá ainda mais confiança para seguir acreditando e mirando Los Angeles. Para mim, é muito gratificante estar aqui novamente”, declarou.
Estrutura do Sesi São Bernardo
Os resultados de Etiene Medeiros e Gabriel Machuco também evidenciam o trabalho desenvolvido pelo Sesi São Bernardo no esporte de alto rendimento. Os dois atletas treinam na unidade e contam com estrutura e suporte especializados para a preparação e evolução esportiva.
Os Jogos Sul-Americanos Santa Fé 2026 são realizados na Argentina entre 12 e 26 de setembro. As provas de natação começaram no domingo, em Rosário, e fazem parte do ciclo de preparação para os próximos grandes desafios do esporte internacional.