São Vicente transforma pontos turísticos em galerias
Alunos de São Vicente levaram música, pintura, grafite, dança, teatro e circo a espaços turísticos durante ação especial pelo Dia do Artista
- Publicado: 25/08/2026 14:19
- Alterado: 25/08/2026 14:19
- Autor: Daniela Penatti
Alunos das escolas municipais de São Vicente levaram talento, criatividade e arte a diferentes pontos turísticos nesta segunda-feira (24), durante a “Galeria a Céu Aberto”. A iniciativa foi preparada pela Secretaria de Educação (Seduc) em celebração ao Dia do Artista.
Música, pintura, grafite, dança, teatro e circo fizeram parte da programação, proporcionando momentos de alegria e diversão para moradores e visitantes que passaram pelos locais.
São Vicente recebe apresentações e intervenções artísticas
Pela manhã, os alunos da AMEI Narizinho fizeram uma apresentação musical na Praça da Igreja Matriz, no Centro. Já os pequenos artistas da UE Jonas Rodrigues transformaram a Orla do Gonzaguinha e o Píer dos Apaixonados em espaços de criação, utilizando tintas e pincéis para retratar a cidade.
Entre as artistas mirins estava Laura, de 6 anos. Inspirada pelas cores do mar, ela contou sobre o sonho de trabalhar com arte e servir à população quando crescer.
“Quero é ser pintora e policial! Eu adoro usar as cores e ajudar meus amigos. Quero muito usar roxo nos meus quadros”, afirmou.
Para a assessora pedagógica e professora de artes Amélia Silva, levar as atividades para espaços públicos também ajuda a fortalecer a relação das crianças com a cidade.
“É muito importante desenvolver a criatividade desde cedo. Quando trazemos as crianças para os pontos turísticos, elas passam a se sentir pertencentes à cidade. É uma forma de conhecer esses espaços por meio da arte”, ressaltou.
A UE República de Portugal também levou a arte visual às ruas. Na Rua Japão, os estudantes utilizaram tinta spray, pincéis e tintas para produzir grafites inspirados em representações fantásticas dos pontos turísticos de São Vicente.
Durante a tarde, as artes corporais ganharam espaço. Na Lagoa do Quarentenário, os alunos da AMEI Luís Fernando Veríssimo apresentaram uma coreografia que levou a suavidade dos movimentos e a alegria da dança para a Área Continental.
No Centro, em frente ao Paço Municipal, o grupo “Pequenos Atores, Grandes Histórias”, da AMEI Duque de Caxias, apresentou uma adaptação de “Tribobó City”, clássico da literatura de Maria Clara Machado.
Intitulada “Tribobó do Sertão”, a montagem foi desenvolvida durante as oficinas de teatro da unidade e conquistou o terceiro lugar na categoria principal do Feset, além de oito menções honrosas.
São Vicente aproxima crianças da história pela arte
Com o sonho de se tornar ator, Heitor, de 10 anos, destacou como a experiência contribui para sua formação.
“A nossa peça traz reflexões sobre diversos temas importantes. Ser ator é um dos meus grandes sonhos, e o fato de atuar com amigos torna tudo ainda mais legal”, contou.
O educador de teatro e cinema da AMEI Duque de Caxias, Tiago Gonçalves, ressaltou a importância de aproximar a arte dos espaços públicos e da história da cidade.
“A continuidade e a renovação da arte dependem desse senso de pertencimento, algo que ganha um simbolismo especial ao ser realizado na primeira cidade do Brasil. Assim como a grandiosa Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, nosso trabalho busca criar essa conexão entre o indivíduo e sua história. Ocupar esses espaços públicos para narrar nossas vivências promove um impacto profundo não apenas na formação de cada criança, mas também na percepção de todos aqueles que circulam pela nossa cidade”, afirmou.
Para encerrar a programação com um toque de magia, a AMEI Maria de Lourdes levou a arte circense ao Píer do Pelé. Entre as atrações esteve o mágico mirim Murilo Cardoso, que compartilhou sua paixão pela atividade.
“Pratico mágica há dois anos e considero uma atividade muito gratificante. É uma oportunidade tanto de buscar inspiração quanto de inspirar as crianças que nos assistem. Tenho, sim, o desejo de me tornar um mágico profissional quando crescer. É sensacional”, declarou.
A secretária de Educação, Michelle Paraguai, destacou o protagonismo dos estudantes ao ocuparem espaços que fazem parte da história e da cultura local.
“Quando nossos estudantes apresentam o trabalho das Unidades Educacionais nos pontos turísticos, assumem o protagonismo e mostram que também fazem parte da construção da cidade. É a arte produzida por elas ocupando espaços que contam a história e representam a cultura de São Vicente. Parabéns aos estudantes e todos profissionais envolvidos”, ressaltou.