São Paulo recebe concertos gratuitos da turnê Brasil-China
A turnê de música de concerto percorre o interior de São Paulo com repertório gratuito que une as tradições brasileira e chinesa
- Publicado: 10/07/2026 14:23
- Alterado: 10/07/2026 14:23
- Autor: Daniela Ferreira
- Fonte: Assessoria
O interior do estado de São Paulo recebe, entre os meses de julho e agosto, o projeto “Circulação de Concertos Francis David Vidal Ensemble – Turnê CTG Brasil 2026”. Com apresentações totalmente gratuitas, a orquestra percorre seis municípios paulistas para democratizar o acesso à música clássica e celebrar o Ano da Cultura e do Turismo Brasil–China.
A programação estreou em Rubinéia nesta quinta-feira (9), desembarca em Teodoro Sampaio nesta sexta-feira (10) e encerra a primeira etapa do circuito no domingo (12), em Ilha Solteira. Em agosto, o projeto continua por Assis, Avaré e Ourinhos.
Repertório Híbrido e Intercâmbio Cultural

Sob a regência do maestro Francis David Vidal, o conjunto apresenta um roteiro musical dinâmico projetado para dialogar com o grande público. O repertório funde:
- Obras consagradas da música de concerto clássica (famosas em trilhas de cinema, séries e publicidade);
- Composições tradicionais da música popular brasileira;
- Peças inspiradas na tradição milenar da música chinesa.
O intercâmbio cultural é patrocinado via Lei Rouanet pela CTG Brasil, empresa de energia limpa controlada pela China Three Gorges Corporation. Além da turnê, a companhia apoia outras ações bilaterais em 2026, como o Festival Brasinês na Oca do Ibirapuera e exibições da Ópera de Pequim.
Inclusão, Formação e Sustentabilidade

A turnê vai além do palco e engloba uma série de contrapartidas sociais nos territórios visitados. As apresentações contam com recursos de acessibilidade, incluindo tradução simultânea em Libras e atendimento especializado para pessoas com deficiência (PCD).
O projeto promove ainda o desenvolvimento de músicos locais por meio de masterclasses gratuitas e realiza ações de conscientização ecológica, com o plantio de mudas de árvores nativas nas cidades que integram a rota dos concertos.
Serviço das Próximas Sessões
- Teodoro Sampaio (SP): Sexta-feira (10/07), às 19h30, no Auditório da Etec Prof.ª Nair Luccas Ribeiro.
- Ilha Solteira (SP): Domingo (12/07), às 19h30, na Casa da Cultura Rachel Dossi.
- Ingressos: Gratuitos, disponíveis para reserva online na plataforma AppTicket.