Pinacoteca Municipal de São Caetano

Você é o responsável deste local?
  • Avenida Dr. Augusto de Toledo
  • CEP: 09541-520
  • Santa Paula - São Caetano do Sul/ SP

Inaugurada em 2002, a Pinacoteca Municipal foi criada para abrigar uma coleção de arte contemporânea formada por obras premiadas nos Salões de Arte Contemporânea, que aconteceram na cidade entre os anos de 1967 e 1980. Neste conjunto encontram-se obras de grandes artistas do cenário nacional e também regional. Um acervo tão importante merecia um espaço exclusivo para ser preservado e, ao mesmo tempo, divulgado à população. Sob a coordenação da Fundação Pró-Memória, a Pinacoteca se tornou um ponto de referência na cultura regional.

Atualmente, a Pinacoteca apresenta em seu espaço mostras de curta e longa duração, o que permite maior exploração de seu acervo. A programação e os projetos de trabalho são definidos com auxílio da Comissão Orientadora da Pinacoteca, formada por profissionais da área e membros da comunidade.

Acervo

O núcleo inicial do acervo da Pinacoteca foi formado a partir de obras adquiridas pela Prefeitura durante a realização dos Salões de Arte Contemporânea. Nesta coleção, encontram-se obras de artistas como Ademir Martins, Hanz Grudzinski, João Suzuki, Claudio Tozzi, Gregógrio Gruber, Niobe Xandó, Sinval Correa Soares, entre outros.

O acervo continua em crescimento através de doações de artistas que têm participado dos projetos expositivos da Pinacoteca Municipal, como João Suzuki, Maria Bonomi, Iole Di Natale, entre outros.

Reserva Técnica da Pinacoteca Municipal

A Reserva Técnica da Pinacoteca é o local onde se armazenam as obras de arte, para sua melhor conservação. O espaço foi equipado graças ao apoio da Vitae, uma associação civil ligada a projetos nas áreas de cultura, educação e promoção social, com a proposta de desenvolver ações nas áreas de preservação, documentação, exposições de longa duração e projetos com caráter educativo. As instalações adequaram a reserva dentro dos padrões internacionais indicados para a guarda e conservação das obras que não estiverem em exibição. Para que o projeto pudesse ser realizado foi adquirido um conjunto de 20 trainéis deslizantes para acondicionar adequadamente o acervo. O ambiente conta também com um aparelho termohigrógrafo, para monitoramento das condições climáticas do espaço.

Ação Educativa

Além de apresentar, de forma acessível, inúmeras obras que fazem parte do contexto artístico nacional, a Pinacoteca Municipal desenvolve o projeto Ação Educativa, no qual escolas podem trazer seus alunos para conhecer e receber explicações sobre as obras e artistas, entre outros.

A Ação Educativa é desenvolvida conforme as mais atualizadas diretrizes de Arte-educação e procura formar públicos apreciadores de artes visuais, criar uma relação agradável com o ambiente museológico (ou artístico) e fazer com que a Arte esteja presente no cotidiano de professores e alunos. Para fazer a visita monitorada é necessário agendar horário através do telefone 4223-4780.