Data: 05/07/2016 08:49 / Autor: Ana Paula Lazari / Fonte: USCS

USCS lança curso de Pós-Graduação em “Direção Estratégica e Governo”

Aulas estão previstas para iniciar em setembro no Campus Pós Lato, em São Caetano. As inscrições já estão abertas


Prof. Joaquim Celso Freire, Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC
Prof. Joaquim Celso Freire, Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC

Crédito: USCS

Aconteceu na última sexta-feira, 1º de julho, o lançamento do curso de Pós-Graduação Lato-Sensu “Direção Estratégica e Governo”, a ser oferecido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) em parceria com o Instituto Carlos Matus. O evento ocorreu no auditório do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, onde está sediada a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, apoiadora institucional do curso.

A atividade contou com a presença do Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Prof. Joaquim Celso Freire; do Reitor da USCS, Prof. Marcos Sidnei Bassi e do Presidente do Instituto Carlos Matus, Aristogiton Moura, além de representantes das prefeituras dos municípios e comunidade.

Na ocasião, foram apresentadas as diretrizes do curso, dedicado principalmente a dirigentes e gestores públicos, que será composto por métodos e técnicas que buscam contribuir para as atividades do gestor público, de forma a diminuir o distanciamento entre a política e a ciência, ou seja, entre a prática e a teoria.

Segundo o professor Joaquim Celso Freire, responsável pela implementação do curso, a iniciativa se fundamenta na perspectiva de que é possível estimular as habilidades pessoais do dirigente político, mediante a formação em Ciências e Técnicas de Governo. “O governante precisa de ferramentas para um melhor entendimento da realidade social e para que possa planejar e realizar ações de políticas públicas verdadeiramente capazes de elevar os padrões de segurança, saúde, educação, mobilidade e demais anseios da população, gastando menos e fazendo mais”, afirma.

Para Aristogiton Moura, presidente do Instituto Carlos Matus e parceiro no empreendimento, a parceria busca capacitar profissionais das mais diversas áreas a atuar na área política: “As universidades formam os engenheiros, os advogados e outros profissionais e quando estes vão para a política, esse conhecimento adquirido não é suficiente. Por exemplo, um engenheiro não necessariamente é um bom secretário de obras, um médico não necessariamente é um bom ministro ou secretário de saúde. Isso porque os problemas que ele enfrenta na política são completamente diferentes daqueles que ele aprende na sala de aula e o Instituto Carlos Matus é especializado em ensinar ciências de governo, ferramentas para governar”.

O curso está formatado em quatro módulos: Modernização e reforma da gestão pública; Planejamento estratégico moderno; Sistemas de direção estratégica; e Gestão e resultados. A carga horária total é de 480 horas, sendo 360h presenciais e 120h como trabalho de conclusão de curso.

As aulas estão previstas para início em setembro, aos sábados, das 8h às 17h30, quinzenalmente, no Campus Pós Lato (Av. Goiás, 233, em São Caetano do Sul, SP). As inscrições já estão abertas. Mais informações em www.posuscs.com.br ou pelo telefone 4226-7215.

Aristogiton Moura, presidente do Instituto Carlos Matus, e Profª Dra. Maria do Carmo Romeiro, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da USCS
Aristogiton Moura, presidente do Instituto Carlos Matus, e Profª Dra. Maria do Carmo Romeiro, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da USCS

Crédito: USCS

Comente aqui