Data: 30/03/2020 17:55 / Autor: Ana Paula Lazari / Fonte: USCS

USCS Bela Vista/SP presta atendimento em triagem para o Covid-19 em SP

Os estudantes atuam nos containers instalados pela Secretaria Estadual de Saúde, no Hospital Geral da Vila Penteado


Crédito: Divulgação/USCS

A partir de hoje, 30/03, estudantes do quinto ano do curso de Medicina (Campus Bela Vista/SP) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) estão atuando nos atendimentos de triagem para o covid-19 nos containers do Hospital Geral Vila Penteado, na Zona Norte de São Paulo. A ação ocorre por meio de parceria com o Sistema Estadual de Saúde, dada a necessidade, cada vez maior, de atendimentos a pacientes apresentando sintomas do covid-19 que vão aos hospitais de todo o Estado.

Os estudantes realizarão o primeiro atendimento (triagem) aos pacientes que procuram o Hospital Vila Penteado com sintomas possíveis da doença. Para isso, foram treinados por seus preceptores (médicos do internato do Hospital), acompanhados do Coordenador do Internato do curso, Prof. Sérgio Makabe, e pelo Gestor do Curso, Prof. Ricardo Burdelis.

A previsão é que permaneçam durante todo o período que durarem os atendimentos. Para esta atuação, os estudantes adotam os cuidados preconizados pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde, como o uso de EPIs (máscaras, gorros e aventais).

“É uma grande oportunidade para os alunos poderem participar do esforço coletivo para o enfrentamento dessa pandemia, além de a Universidade Municipal de São Caetano do Sul poder contribuir junto ao Governo do Estado de São Paulo para o atendimento da população no hospital da Vila Penteado, que possui acordo de cooperação junto a faculdade e é um dos centros de referência para acolhimento dos pacientes com suspeita de infecção pelo covid-19”, explica o Gestor do Curso de Medicina (Campus SP) da USCS, Prof. Ricardo Burdelis.

O Coordenador do Internato de Medicina do mesmo curso, Prof. Sérgio Makabe, destaca a atuação e importância da parceria: “Acredito que estes estudantes, representando a USCS, estão prestando um serviço bastante importante nessa situação de pandemia do covid-19. Ao recebermos a solicitação da Secretaria Estadual de Saúde, buscamos atender o quanto antes, para auxiliar nessa triagem. Os alunos também logo se prontificaram para que pudessem contribuir nesse momento tão difícil no país. Eles como estudantes de medicina, futuros médicos, estão cumprindo um papel essencial de sua profissão, com solidariedade e humanismo nesse acolhimento pra esses pacientes com suspeita de covid-19”.

O Hospital Geral de Vila Penteado, é um Hospital Estadual de administração direta da Secretaria Estadual de saúde, é o primeiro hospital a iniciar a triagem pelos containers, instalados pela Secretaria Estadual da Saúde.

Comente aqui