São Caetano Educação

USCS apresenta curso “Direção Estratégica e Governo”

Universidade Municipal de São Caetano do Sul vai oferecer curso de Pós-Graduação visando à formação de dirigentes políticos e governantes

  • Data: 28/06/2016 15:06
  • Alterado: 28/06/2016 15:06
  • Autor: Ana Paula Lazari
  • Fonte: USCS
USCS apresenta curso “Direção Estratégica e Governo”

Crédito:

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e o Instituto Carlos Matus irão oferecer um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, com o objetivo de elevar a qualidade do modo de fazer política e governar.

Trata-se do curso “Direção Estratégica e Governo”, composto por métodos e técnicas fundamentais para o gestor público, de forma a diminuir o distanciamento entre a política e a ciência, ou seja, entre a prática e a teoria.

O curso será apresentado em evento, marcado para o dia 1º de julho, às 9h, no Auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, onde está sediada a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, apoiadora institucional do curso. O Consórcio está localizado na Avenida Ramiro Colleoni, 5, no Centro de Santo André.

Segundo o professor Joaquim Celso Freire, responsável pela implementação do curso, a iniciativa se fundamenta na perspectiva de que é possível estimular as habilidades pessoais do dirigente político, mediante a formação em Ciências e Técnicas de Governo. “O governante precisa de ferramentas para um melhor entendimento da realidade social e para que possa planejar e realizar ações de políticas públicas verdadeiramente capazes de elevar os padrões de segurança, saúde, educação, mobilidade e demais anseios da população, gastando menos e fazendo mais”, afirma.

Para Aristogiton Moura, presidente do Instituto Carlos Matus e parceiro neste empreendimento, a USCS se coloca na dianteira do processo de modernização do estado, da máquina pública e da nova elite requerida para modernizar a forma de fazer governo e governar no Brasil e na América Latina. “Os últimos acontecimentos políticos têm mostrado que a estrutura estatal já não responde às necessidades da sociedade em termos de condução política estratégica e promotora do desenvolvimento e bem-estar social. Enfrentar a crise que está contaminando o nosso dia-a-dia e afetando nosso futuro depende de novos conhecimentos e novas práticas que nos reconduzam ao caminho da estabilidade e da tranquilidade social. A formação em Ciências e Técnicas de Governo, pela USCS, é o que de mais moderno e eficiente pode ser encontrado para esse fim”.

O curso está formatado em quatro módulos: Modernização e reforma da gestão pública; Planejamento estratégico moderno; Sistemas de direção estratégica; e Gestão e resultados. Cada um deles é composto por várias disciplinas, totalizando 480 horas, sendo 360h presenciais e 120h como trabalho de conclusão de curso.

As aulas terão início no segundo semestre deste ano. Mais informações estão disponíveis no site www.uscs.edu.br.

Interessados em participar do evento de inauguração do curso, podem obter mais informações pelo telefone 4433-7352.

Compartilhar:

  • Data: 28/06/2016 03:06
  • Alterado: 28/06/2016 03:06
  • Ana Paula Lazari
  • USCS









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados