Data: 03/02/2020 08:37 / Autor: Redação / Fonte: Sesc São Caetano

Sesc São Caetano recebe atividades que despertam espírito olímpico dos participantes

Ginástica Artística, Ciclismo e Bocha Paralímpica são os destaques da programação


Durante o mês de fevereiro o Sesc São Caetano se integra ao Sesc Verão por uma série de atividades com ênfase em três modalidades: Ginástica Artística, Ciclismo e Bocha Paralímpica onde se transforma em um polo de práticas e conhecimentos sobre uma parte das modalidades esportivas que integram os programas olímpicos e paraolímpicos dos Jogos de Verão que serão realizados em Tóquio, no Japão.

O Sesc oferece, oportunidade para o conhecimento e a experimentação de modalidades esportivas, com o objetivo de despertar a vontade de incorporar o hábito dessas práticas no dia a dia. Aproveitando o clima dos Jogos Olímpicos, o Sesc São Caetano receberá algumas modalidades olímpicas e paralímpicas que serão apresentadas por meio de instalações e o público poderá participar de aulas abertas, assistir a apresentações esportivas, encontros e vivências com atletas, além de desfrutar de momentos de lazer e cultura.

O Sesc Verão é uma campanha que busca proporcionar às pessoas, considerando suas condições, gostos, origens e necessidades, a oportunidade de vivenciar aspectos variados da cultura esportiva, bem como outras experiências corporais. Trata-se de um período concentrado de estímulos para que diferentes públicos possam se aproximar, se descobrir e se comprometer com modos de vida mais ativos e saudáveis. Uma das questões centrais é despertar o interesse, a adesão e a permanência de iniciantes e de não praticantes.

Nesse sentido, a programação do Sesc Verão convida a vivenciar uma pluralidade de atividades culturais e esportivas inspiradas nos programas desses Jogos. Em sintonia com a vocação socioeducativa que orienta a atuação do Sesc, trata-se de oferecer um cardápio de possibilidades para uma decisão autônoma e consciente, tendo em vista o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos.

Nesta edição, parceria com as prefeituras ganham destaque e ampliam as oportunidades de acesso à prática esportiva, preservada a essência da ação educativa, democrática, plural, que marcam a ação da Instituição.

PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA

CicloSesc - Aulas em Grupo

Com Equipe Sesc

De 1 a 15, sábados, às 10h e 10h30

Pedalar em ambiente fechado, simulando trajetos que envolvem subidas e descidas, como se o praticante estivesse pedalando pelas ruas, em sincronia com a música e com a motivação do educador.

Não recomendado para menores de 12 anos

Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.

Exercícios Preparatórios para o Ciclismo

Com Equipe Sesc

Dias 3 e 5, segunda e quarta, das 8h às 8h30/11h30 às 12h/ 13h30 às 14h/18h às 18h30 /19h às 19h30

Dias 4 e 6, terça e quinta, das 8h às 8h30/ 10h30 às 11h /15h30 às 16h /18h30 às 19h /19h30 às 20h

Cumprir objetivos desafiadores e chegar em lugares antes nunca explorados. A bicicleta pode ser um importante aliado. Nestas aulas serão propostos exercícios que visam essa importante preparação.

Não recomendado para menores de 12 anos

Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.

Oficina de Ginástica Artística

Com Equipe New Workout

Dia 7, sexta, das 9h30 às 11h

LOCAL: Ginásio do Parque Piratininga, Rua Augusto dos Anjos, 29. Itaquaquecetuba.

Com o objetivo de difundir a modalidade, a oficina irá apresentar movimentações como giros, saltos, balanços, aterrissagens, etc. Promove o conhecimento do próprio corpo, por meio da diversidade de propostas.

Desafio Sesc Verão de Ciclismo

Dia 9, domingo, das 4h às 17h

LOCAL: Parque Das Águas, Av. Dom Aguirre, s/nº, Jardim Abaeté - Sorocaba

Tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância do esporte na vida cotidiana, reverter o quadro referente ao sedentarismo da população brasileira, evidenciar o ciclismo, como prática possível e construir um legado de aumento no número de ciclistas Atividade realizada na Cidade de Sorocaba.

Não recomendado para menores de 16 anos

Flavia Saraiva - Ginástica Artística Feminina

Dia 15, sábado, das 15h às 16h

LOCAL: Clube Mané Garrincha - Rua dos Cariris, 195 - Piraporinha, Diadema

Dia 16, Domingo, das 10h às 11h

LOCAL: Associação Tryade - Av. Barão de Mauá, 3609 - Jardim Maringá, Mauá

Flávia Saraiva é uma jovem de apenas 20 anos, atleta da ginástica artística. Campeã Olímpica de solo e vice na trave e individual geral nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014 - China. Bronze por equipe e individual geral nos Jogos Panamericanos de 2015 Canadá e nos Jogos Panamericanos 2019 em Lima, bronze por equipe, individual, geral e solo. Finalista Olímpica na trave de equilíbrio - Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Nesta atividade ela conversará com o público sobre a participação feminina na modalidade e demonstrará alguns movimentos.

Combo Modalidades

Com Equipe Sesc

Dia 16, domingo, das 9h às 13h

LOCAL: Rua de Lazer – Av Kennedy, 2400 – Olimpico, São Caetano do Sul

A cultura esportiva conta com diversas modalidades que apresentam dinâmicas, jogos, regras, espaços e implementos diferenciados. Esta atividade convida o público a incluir o movimento no seu dia-a-dia de forma lúdica e descontraída.

Velódromo da Consolação

Com ZaxisTools e Equipe Sesc

Dia 17, segunda, das 8h às 8h30/8h30 às 9h/11h30 às 12h/12h às 12h30/13h30 às 14h/14h às 14h30/18h às 18h30

Dia 18, terça, das 8h às 8h30/8h30 às 9h/10h30 às 11h/11h às 11h30/15h30 às 16h/16h às 16h30/20h às 20h30

O bairro da Consolação, em São Paulo, abrigava um velódromo construído em 1892 e demolido em 1916, o Velódromo da Consolação também foi palco de importantes partidas de futebol no início do século XX, que tiveram Charles Miller como um dos protagonistas. Nesta atividade faremos uma aula de ciclosesc ambientada por esse importante marco do esporte na Cidade de São Paulo.

Não recomendado para menores de 12 anos

Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.

CicloSesc - Aulão

Com Equipe Sesc

Dia 19, quarta, das 8h às 9h/18h30 às 19h30

Esta aula tem como foco principal a diversão, por meio de uma atividade que exercita todo o corpo, desenvolvendo aspectos como ritmo, resistência, condicionamento físico e a sensação de bem-estar.

Não recomendado para menores de 12 anos

Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.

CicloSesc - Convidado Especial

Com Mauricio Nunes

Dia 20, quinta, das 19h às 20h

Aula em grupo em bicicletas estacionárias, explorando intensidade, força e resistência, estimulando a capacidade individual de cada um, com ênfase nos aspectos motivacionais e técnicos.

Não recomendado para menores de 12 anos

Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.

INSTALAÇÃO

A história secreta das bicicletas

com Coletivo Contrafluxo

De 1 a 29, sábados, das 9h às 17h30

De 3 a 28, segundas a sextas, das 9h às 21h30

Uma Bicicleta ocupa quais lugares no imaginário de uma cidade? Quais as histórias por detrás de cada bicicleta? O público é convidado a interagir com as bicicletas e deixar a sua história, experiência ou desejo na própria, somando mais camadas à história secreta das bicicletas. Simultaneamente uma projeção expõe e conscientiza o espectador sobre a cidade através do olhar do ciclista com suas belezas, benefícios e, ainda, dificuldades em ocupar espaços públicos.

OFICINA

Luz no Pedal

Emmanuel César

De 4 a 18, terças, das 19h às 21h30

Como usar a tecnologia do corpo para ter autonomia de energia para a sinalização no trânsito? É possível construir uma lanterna movida a dínamo para nossas bicicletas? Nessa oficina vamos aprender como a energia elétrica é gerada a partir da energia mecânica e passar por conceitos como magnetismo, funcionamento de baterias e de leds para aprender a construir uma pequena lanterna movida à dínamo para ser acoplada nas bicicletas.

SERVIÇO:

Sesc São Caetano

Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul

Dia: Fevereiro

Recomendação etária: Livre

Ingressos:  consultar a programação

Telefone para informações: (11) 4223-8800

Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br/saocaetano

Comente aqui