Data: 15/06/2019 09:54 / Autor: Redação / Fonte: Sesc São Caetano do Sul

Sesc São Caetano oferece especial de férias para crianças

O Sesc São Caetano realiza o projeto “Férias na Terra”, onde durante uma semana, de segunda a sexta, serão oferecidas oficinas, vivências e passeios para interação com a natureza


Projeto "Férias na Terra"
Projeto "Férias na Terra"

Crédito: Divulgação/Sesc São Caetano

Julho chegou e com ele as esperadas férias das crianças, momentos que os pequenos saem da rotina e soltam toda energia, sem horário para acordar, comer ou dormir muitas vezes ficam ociosos em casa sem atividades, pois os pais estão no trabalho e sem disponibilidade para atividades recreativas. Para fazer que gastem essa energia contida e voltem com novidades as aulas o Sesc São Caetano realiza o projeto especial de férias “Férias na Terra”, onde durante uma semana, de segunda a sexta, serão realizadas oficinas, vivências, passeios e brincadeiras, que tem como temática promover as relações das crianças com a natureza. Separado em turmas semanais ocorrerá de 01 a 26 de Julho no período da tarde e atenderá por semana 40 participantes totalizando ao final de três semanas 120 crianças.

As inscrições a partir de 18 de Julho, serão realizadas pessoalmente com a apresentação de documento original da criança e responsável. Vagas limitadas.

Data: 01/07, 15/07 e 22/7
Horário: 16h às 17h30
Abertura Turma de Férias: Apresentação, Combinados e Brincadeiras. 
Com Equipe Sesc
Esse é o momento de recepção das crianças: apresentaremos o projeto e a programação da semana, onde criaremos dinâmicas de apresentação do grupo, combinados coletivos e recreação.

Chamamento para Pássaros Urbanos: Construção de apitos com objetos de descarte
Com Laborin - Laboratório de Lugares Inventados
O que pássaros e seres humanos na cidade têm em comum?
Nessa oficina vamos construir apitos com objetos de descarte como cds velhos, papéis, canudos e materiais diversos que ao serem apitados lembram o som de pios de passarinhos.
Ao executarmos sons de pios ou granhidos exercitamos nosso ser-pássaro, e nessa experiência chamamos para a memória a relação com esses animais e as semelhanças dos sons naturais, os sons da cidade em que vivemos e o som que construímos.
Ao final, apitaremos juntos, em bando, celebrando estes animais que mesmo entre os ruídos da cidade não deixam de cantar todas as manhãs.

Data: 2/07, 16/07 e 23/7
Horário: 13h às 18h
Um Dia no Sesc Itaquera
Neste dia as crianças poderão participar de  atividades com foco na  temática da sustentabilidade no roteiro de visitas que a unidade oferece como: atividades orientadas, desenvolvidas pela equipe de educadores ambientais, visita ao viveiro e outras ações que a unidade possui relativo a temática proposta, além de brincadeiras ao ar livre mediadas ou não pelos educadores que acompanharão o passeio.

Data: 3/07, 17/07 e 24/7
Horário: 14h às 17h30
O Mundo das Pequenas Coisas
Com Mariana Abreu e Beatriz Barros
Por meio de uma deriva pelo Parque Chico Mendes, as crianças são convidadas a explorar a natureza com os cinco sentidos. O Mundo das Pequenas Coisas é um convite para olharmos para o que não estamos acostumados a olhar em nosso entorno e nos territórios em que vivemos.

O Universo das Abelhas Nativas. 
Com Marcelo Cunha
Roda de conversa e histórias sobre o universo das abelhas e suas características. De forma lúdica e dinâmica, o meliponicultor (esse nome difícil é dado a pessoa que cria abelhas) e ator Marcelo Cunha baterá um papo com as crianças e contará histórias sobre o enorme universo desse inseto essencial à vida, responsável por polinizar quase totalmente a Mata Atlântica e os alimentos consumidos no Brasil.
Algumas perguntas como "Quantas espécies existem?", "Todas abelhas têm ferrão?", "O que é geléia real?", "Elas comem o pólen?" e "Qual a importância desses insetos?" poderão ser respondidas enquanto as crianças observam, ao vivo, a organização de colmeias com algumas espécies de abelhas nativas e sem ferrão.

Data: 4/07, 18/07 e 25/7
Horário: 13h às 18h
Tamanduateízinho
Com Coletivo Pisa
O percurso "Tamanduatezinho" tem como proposta o resgate do Rio Tamanduateí no imaginário infantil e a introdução crítica aos processos que culminaram no cenário urbano atual relacionado ao Rio Tamanduateí e suas margens. O percurso é fruto de uma pesquisa mais abrangente sobre a rede hidrográfica da cidade de São Paulo e Região Metropolitana. Desenvolvido e acompanhado pelas pesquisadoras: Karoline Andrade Barros  e Marília de Castro Garson, ambas do Coletivo Pisa.
O roteiro prevê a visita a nascente do rio na Gruta de Santa Luzia em Mauá, parte do trajeto pelo rio Tamanduateí e no museu de São Caetano.Durante o percurso as historiadoras apresentarão o conteúdo com intervenções didáticas e lúdicas adaptadas para a faixa etária.

Data: 5/06, 19/06 a 26/7
Horário: 14h às 17h30
Oficina das Cores Vivas. 
Você sabe como fazer uma tinta natural e bem colorida?
Nessa oficina fazedora de cores vivas, vamos brincar de alquimistas e descobrir pigmentos na natureza para transformá-los em tintas através de misturas e processos especiais. 
Depois de criar cores, soltaremos a imaginação em desenhos e pinturas que darão vida a bandeirolas feitas de tecido.

SERVIÇO

Local: Sesc São Caetano
Endereço: Rua Piauí, 554 – Santa Paula- SCS
Período: de 1 a 26 de Julho. Segunda à sexta, das 14h às 18h. 
Indicação etária: de 6 a 12 anos.
Inscrições: Grátis a partir do dia 18 de Junho. 

Comente aqui