Data: 05/07/2022 13:19 / Autor: Redação / Fonte: Sesc São Caetano

Sesc São Caetano integra programação presencial no projeto FestA! – Festival de Aprender

40 unidades do estado de São Paulo recebem a edição 2022 do Festival focado em programações que unem artes visuais, tecnologias e diferentes práticas culturais


No Sesc São Caetano, o FestA! Tem como tema memórias afetivas e a relação com o ABC
No Sesc São Caetano, o FestA! Tem como tema memórias afetivas e a relação com o ABC

Crédito: Divulgação

De 9 a 17 de julho, o Sesc São Paulo realiza a quinta edição do FestA! – Festival de Aprender em todas as suas unidades do estado, com o objetivo de incentivar o prazer pelo fazer artístico em distintas gerações, favorecer o reconhecimento do potencial criador de cada indivíduo, e reforçar à população que o Sesc é um lugar de aprender. Com mais de 350 atividades, a programação gratuita – que tem a pluralidade como uma característica marcante - retorna ao formato presencial depois de dois anos.  

São cursos, oficinas, demonstrações, bate-papos e vivências para todas as idades, com foco em artes gráficas e têxteis, audiovisual, criação de jogos, realidade virtual, HQ, tecnologias digitais, sociais, ancestrais e sustentáveis, proporcionando o contato do público com técnicas construtivas, fotografia, gravura, desenho, modelagem, artesanato, marcenaria, fabricação digital e eletrônica criativa. 

Como faz desde a sua criação, o FestA! – Festival de Aprender promove a troca e a ampliação de experiências e conhecimentos em artes e tecnologias entre públicos, educadores, artesãos e artistas.  

No Sesc São Caetano, o FestA! Tem como tema memórias afetivas e a relação com o ABC. Você pode participar de um hackathon de criação de verbetes para wikipedia, escutar a história de moradores da billings, fazer uma experimentação no bairro fundação e depois no Santa Paula em São Caetano, bordar memórias da cidade e ter a suas memórias desenhadas. 

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo “atividades de experimentação nas artes são fundamentais para facilitar a aproximação de variados públicos ao universo artístico, permitindo criar momentos de lazer e aprendizagem. A rede de unidades do Sesc constitui, neste sentido, um privilegiado sistema para o oferecimento de cursos e oficinas em artes e tecnologias, favorecendo não apenas o acesso do público, mas a apresentação e circulação de distintos profissionais do ensino das artes, em ações marcadas pela cooperação e compartilhamento de saberes”. 

Programação FestA – Sesc São Caetano  

Atlas periférico da Billings 
Com Luiz Silva do Lah Estudio 
De 9/7 a 27/8, sábados, das 9h às 17h30 
De 11/7 a 26/8, segundas a sextas, das 7h às 21h 

Cada vida é um mundo e bairros são mundos compartilhados. A intervenção atlas periférico do ABC resgata depoimentos-mundos sobre a vida dos bairros da região da Billings em São Bernardo. Essas histórias estarão dispostas pela unidade como mesas da cafeteria, bancos do jardim ou galhos de árvores. 

Entre portais - Deriva Guiada 
Coletivo Menelão e Lah Estúdio 
Dia 9/7, sábado, das 10h às 11h e das 11h às 12h 
Inscrições abertas no dia 6/7 a partir das 15h 

Esta ação é um desdobramento da atividade "Eu estou aqui - Derivas e áudio guias para encontrar a cidade", realizado em 2021 pelo coletivo MENELÃO de teatro e o LAH Estúdio. Para esta ocasião os grupos propõem uma experiência para o público a partir dos áudios "Entre Portais" e "Entre Janelas", que narram e incentivam que o público realize duas derivas poéticas pela cidade de São Caetano do Sul. A partir das experiências dos grupos; a arquitetura e urbanismo (LAH Estúdio) e o teatro de rua e a ocupação do espaço público (Coletivo MENELÃO), é proposta uma mediação que tem como objetivo recepcionar e aquecer o olhar poético do público inscrito para participar das derivas guiadas pela cidade. A mediação se dará por meio de uma roda de conversa formada no ponto de encontro estabelecido para o início da experiência, numa ágora na qual serão discutidos temas pertinentes ao trajeto da deriva, à cidade e ao processo de criação artística do material. Ao fim da experiência o público, que conviveu com a cidade durante o tempo programado deste áudio guia, é convidado a participar de uma mediação relacional, onde corpo e mente consigam refletir sobre esta caminhada e as discussões que podem surgir a partir dela no encerramento, com atividade com lambes e imagens. USO INTERNO: Os orçamentos da refere-se à criação e execução de 02 sessões da experiência de deriva mediada. Inclui: - Diálogos com o Público - Mediação do público - Criação de material de lambes - Ação com lambes e criação imagéticas - Equipamento eletrônico para maior imersão 

Deixe-me desenhar a sua história 
Com Badaiá Arte 
Dia 9/7, sábado, das 10h às 13h 
Dia 16/7, sábado, das 11h às 13h 

Histórias. É o que nos conecta, é o que nos faz perceber a passagem de tempo, a coesão da vida. Diante disso contar nossa própria história é tão relevante quanto a história dos grandes heróis da humanidade. Se não rememorarmos nossa vida como nos conectamos com os que estão a nosso redor? Contar nossa história permite um relacionamento intergeracional, em que os mais velhos e mais novos caminham os mesmos percursos, uns revisitando a história, os outros percorrendo-a pela primeira vez. Nesse projeto dois artistas perguntam histórias da vida dos transeuntes, enquanto conversam, um dos artistas realiza uma interpretação visual da história que está sendo narrada, criando uma ilustração. Por fim a ilustração é presenteada a quem contou a história. E você, deixara-nos desenhar sua história? 

Ateliê Aberto - Serigrafia, natural print e estêncil 
Com Quiosco Cultural 
Dia 9/7, sábado, das 11h30 às 12h30 

Ateliê aberto para experimentações com a técnica da Serigrafia, natural print e estêncil em tecido e papel, com foco nas características da cidade, traremos diversos desenhos inspirados no tema para serem impressos tanto em gravura como em tecido, imprimindo em ecobag, camisetas ou marcador de livros. Quiosco Cultural é um ateliê itinerante criado pelos artistas e educadores André Fernandess e Kauê Fernandess, pai e filho, que levam através dessa estrutura portátil diversas narrativas artísticas para diferentes locais, como empresas, escolas, universidades, ONGs, e centros culturais. Especializados no desenvolvimento experimental com multi linguagens, tem como principal linguagem a gravura contemporânea com processos sustentáveis e ecológicos. Trabalham tanto na curadoria, vivências, cursos, oficinas de arte, como na formação continuada para educadores, estudantes, funcionários de empresas e profissionais de arte com ênfase na economia solidária e no empreendedorismo criativo. Possuem uma extensa pesquisa com atividades artísticas pedagógicas, com o respeito às infâncias, a arte, e o brincar. 

Ilustracinhos e ilustrações 
Com Badaiá Arte 
Dias 9 e 16/7, sábados, das 14h às 16h 
Retirada de senha 30 minutos antes 

Ilustrar é o resultado que a imaginação fornece a leitura de um texto. Nesta oficina são trabalhadas maneiras de deixar a imaginação transformar textos em imagens, propondo exercícios de estímulo à criatividade, técnicas de uso de formas e cores. Consiste numa introdução a esse universo da ilustração. Usando, para isso, suportes grandes e pequenos, por isso "ilustracinhos e ilustrações". 

Bordado livre - A casa que vive em nós 
Com Mônica Prado 
De 13/7 a 31/8, quartas, das 15h às 17h 
Zoom Sesc 
Inscrições abertas no dia 6/7 a partir das 15h 

A proposta do curso é proporcionar um ambiente agradável, para que as pessoas possam se expressar e aprender as técnicas do bordado livre. No início de cada encontro, existirá uma história ou poesia para acessar as memórias das (dos) participantes, vamos nos conhecer a partir dessas histórias e depois bordar. Os temas estão relacionados com a casa que vive em nós, aquela que nos remete ao gosto de infância, as janelas que amanheceram os dias, os sons de uma casa que conversa com a gente e os silêncios por trás das portas. Mônica Prado é bordadeira, aprendeu a bordar com as mulheres de Caraíva na Bahia. Participou de vários cursos com as bordadeiras da Matizes Dummont. 

Urbes bordadas 
Com Mônica Prado 
De 13/7 a 31/8, quartas, das 15h às 17h 
Ação Online 

Com o intuito de integrar as atividades da Programação do Projeto FESTA e promover ações que prezam o valor da memória e do afeto, a proposta é criar conteúdo digital com a utilização da imagem de um bordado confeccionado especialmente para essa ação, com a breve descrição da pesquisa histórica do conteúdo em questão. Seriam 04 (quatro) conteúdos digitais para serem publicados, criados da seguinte forma: - Pesquisa de duas pessoas do ABC, que sejam reconhecidas pelo valor humano delas ou pelo valor das atividades que desempenharam em prol da sociedade. - Dois bordados produzidos a partir da imagem delas, com elementos abstratos que remetem a ideia de mapa afetivo. a seguir uma imagem de referência. - Dois bordados de dois espaços públicos ou privados do ABC, que contribuem para a cultura e educação. - Elaboração de texto, baseado em pesquisa histórica com fontes confiáveis + foto do bordado para serem publicados nas mídias digitais do Sesc/SP. 

O Grande ABC da Wikipedia 
Com Fabiana Dias, Liráucio Girardi Jr, Lucas Belo e Priscila Perazzo 
Dia 13/7, quarta, das 19h às 21h 
Dia 14/7, quinta, das 15h às 18h 
Ação Híbrida (Online e Presencial) 
Inscrições abertas no dia 6/7 a partir das 15h 

A Wikipédia é a maior enciclopédia online do mundo e tem o seu conteúdo produzido por uma comunidade de voluntários. O conteúdo da enciclopédia, contudo, reflete desigualdades que significam menos páginas de biografia de mulheres, negros, periféricos. O Grande ABC da Wikipedia convida o público a levantar pesquisas de pessoas, comunidades e locais periféricos importantes para ser inseridos na enciclopédia. Nesse sentido, os encontros abordam sobre a importância da cultura do conhecimento livre e compartilhada e também como editar e participar da comunidade da wikipédia. Wiki Movimento Brasil (WMB) é uma associação de editores voluntários dos projetos Wikimedia, reconhecida pela Fundação Wikimedia. O WMB organiza atividades para a melhoria da qualidade da informação disponível nos projetos Wikimedia em português e realiza parcerias com instituições culturais e educacionais e organizações do conhecimento livre. Fabiana Dias - Assistente de Projetos do Wiki Movimento Brasil Lucas Belo - Assistente de Projetos do Wiki Movimento Brasil Liráucio Girardi Jr - Professor e Pesquisador do PPGCOM/USCS e Cásper, membro do WMB e idealizador do projeto "A wikificação de São Caetano do Sul" Priscila Perazzo - Professora e Pesquisadora do PPGCOM/USCS e criadora do Laboratório Hipermemo- Memórias do ABC Paulista 

Introdução poética ao audioguia 
Com Coletivo Menelão 
Dia 16/7, sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h 
Inscrições abertas no dia 6/7 a partir das 15h 

A partir do encontro entre as tecnologias e a performatividade, a oficina é uma imersão de práticas e ferramentas para a criação de áudio guias. A vivência acontecerá em etapas, começando com um breve panorama histórico/arquitetônico dos arredores do SESC São Caetano. Depois disso, a fim de disparar a criação dos participantes, será feita uma deriva artística pelo bairro, seguida da elaboração e escrita de roteiros e, por fim, o registro e a produção dos áudios guias. 

Mais informações sobre a programação  

As atividades são gratuitas. Parte da programação tem acesso livre, com entrega de senha no local do evento com meia hora antes do seu início. Porém, em algumas atividades é necessário fazer inscrição online antecipada (abertas a partir do dia 6 de julho, às 15h).

A programação completa do FestA!, os detalhes das inscrições e outros conteúdos exclusivos podem ser vistos em: https://www.sescsp.org.br/festa 

Comente aqui