Data: 21/12/2018 11:12 - Alterado em: 13/12/2019 15:53 / Autor: Bignardi Junior / Fonte: PMSCS

SCS faz treinamento para situações de emergência causadas por chuvas intensas

Prefeitura de São Caetano realiza treinamento intersecretarias para situações de emergência causadas por chuvas intensas


Prefeitura de São Caetano realiza treinamento intersecretarias para situações de emergência causadas por chuvas intensas
Prefeitura de São Caetano realiza treinamento intersecretarias para situações de emergência causadas por chuvas intensas

Crédito: Ricardo Quiles / GCM / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul, através da Defesa Civil, realizou nesta terça-feira (11/12), na Represa Billings, no Parque Estoril, em São Bernardo do Campo, um treinamento intensivo intersecretarias de salvamento em situações de emergência causadas por chuvas intensas.

A ação, pedido da Seseg (Secretaria de Segurança) e ministrada pelo 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que atua no Grande ABC, contou com as presenças de agentes das secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e de setores da Segurança, como GCM (Guarda Civil Municipal), Defesa Civil e Tiro de Guerra. Também marcaram presença integrantes da Defesa Civil de Ribeirão Pires, Santo André e do Departamento Patrimonial da General Motors, num total de 52 participantes.

O tenente Nélio Daniel Perantoni e os sargentos Cláudio de Santana e Alexandre Oliveira Silva transmitiram conteúdo teórico e prático. Ao longo do dia, os participantes aprenderam e executaram diversas procedimentos em situações de sinistro envolvendo vítimas ilhadas nas ruas e residências devido aos alagamentos.

Entre as técnicas ensinadas estavam o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual), os cuidados com ruas alagadas, rumo e direção do bote inflável salva-vidas, equipes de socorro terrestre, arremesso de sacola de salvamento em situações de emergência. “O objetivo do treinamento foi formar agentes multiplicadores, que possam colaborar no atendimento em casos de emergência”, explicou o sargento Juscelino Roque Brilhante da Silva, coordenador da Defesa Civil.

“Nossa meta é elevar ainda mais, o nível de capacitação dos nossos valorosos servidores, que exercem suas funções com dedicação diuturnamente na cidade, também irão atuar de forma eficaz nas situações de emergência causadas por chuvas intensas. Ofertar a qualificação profissional aos Guardas Civis Municipais e agentes da Defesa Civil é o nosso compromisso, preparar homens e mulheres para atuarem com efetividade em nossa cidade”, finalizou o secretário de Segurança, Jorge Salgado.

Comente aqui