Data: 28/04/2022 11:13 / Autor: Mark Ribeiro / Fonte: PMSCS

São Caetano terá Dia D de vacinação de crianças contra gripe e sarampo neste sábado

É obrigatória a apresentação da carteirinha de vacinação.


São Caetano terá Dia D de vacinação de crianças
São Caetano terá Dia D de vacinação de crianças

Crédito: Letícia Teixeira / PMSCS

Seguindo estratégia do Ministério da Saúde para todo o território nacional, São Caetano do Sul realiza neste sábado (30/4) o Dia D de vacinação contra gripe (Influenza) e sarampo. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias deverão comparecer das 8h às 17h em alguma das 12 unidades de Atenção Básica da cidade (10 UBSs, Centro Policlínico Gentil Rstom e Centro de Especialidades Médicas) ou na USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente). É obrigatória a apresentação da carteirinha de vacinação.

GRIPE

A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) foi iniciada em 27 de março, para pessoas com 80 anos ou mais. No dia 4 de abril, a campanha avançou para todos os idosos (60 anos ou mais) e para profissionais da Saúde.

Em São Caetano, até quarta-feira (27/4) já haviam sido vacinados 17.725 idosos (45,2% de um público estimado em 39.211 pessoas). E 5.127 profissionais de Saúde (44,4% de um público estimado em 11.535 pessoas).

Confira o calendário de vacinação contra a gripe (Influenza) – os grupos são cumulativos:

27/3 – idosos com 80 anos ou mais.

4/4 – idosos com 60 anos ou mais e profissionais da Saúde.

30/4 – crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

2/5 – gestantes e puérperas.

9/5 – professores, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, indígenas e quilombolas.

16/5 – caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, profissionais das forças de Segurança, de Salvamento e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes sob medida socioeducativa.

SARAMPO

Para crianças de seis meses a menores de cinco anos, a vacinação contra o sarampo será de uma dose indiscriminada. Ou seja, independentemente da situação vacinal, completa ou não, este público pode receber uma dose da tríplice viral.

Ambas as vacinas, tanto a contra a gripe quanto a contra o sarampo, podem ser administradas no mesmo dia. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para a redução de oportunidades perdidas de vacinação.

Confira os endereços dos pontos de vacinação no Dia D:

Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente Amabili Moretto Furlan - Rua Goitacazes, 301, Bairro Santo Antônio.

Centro Policlínico Gentil Rstom - Avenida Tietê, 301, Bairro Nova Gerty

Centro de Especialidades Médicas - Rua Heloisa Pamplona, 269, Bairro da Fundação

UBSs

Comente aqui