Data: 17/06/2019 11:15 / Autor: Redação / Fonte: ABCclick

São Caetano sediará a XXI Bienal de Fotografia


Crédito: divulgação

A cidade de São Caetano do Sul foi selecionada pela Confederação Brasileira de Fotografia – CONFOTO - como sede da XXI Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores, sendo esse evento organizado pelo Fotoclube ABCclick, um dos mais atuantes fotoclubes da região, conhecido pela realização de Salões Fotográficos e Semanas de Fotografia.

As Bienais de Fotografia são eventos onde são selecionadas as melhores fotografias enviadas por mais de 100 fotoclubes do Brasil, sendo um ano apenas fotos coloridas e no outro em Preto&Branco. O julgamento é realizado por cinco jurados, e nesta edição virão para a cidade dois representantes das principais revistas da área: o diretor de redação da revista Fotografe Melhor, Sérgio Branco, o publisher da revista FHOX, Leo Saldanha.

Em vídeo distribuído aos fotoclubes com informações sobre os jurados, Leo Saldanha se apresenta e comenta sua participação, afirmando que a revista FHOX tem um enfoque muito mais em negócios da fotografia, mas ele sabe que a fotografia é um ofício que envolve paixão, memórias e cliques de emoções. Ele comenta que não acompanha tão de perto as atividades fotoclubistas, mas tem notícias de encontros que ocorrem com frequência por todas as partes do Brasil. “E que movimentam toda uma indústria”, finaliza Saldanha.

O 1º Secretário do Fotoclube ABCclick, Ailton Tenório, confirma essa movimentação, informando que atualmente, além da Bienal, estão abertas as inscrições para o II Concurso de Fotografias de Parques de Santo André, além de cursos e oficinas que vários associados estão ministrando na região. “O Grande ABC é um grande polo gerador de atividades na área fotográfica”, esclarece Tenório, que também foi Coordenador Geral dos Cursos do Programa Federal Pronatec em São Caetano do Sul. “Formamos três turmas no Curso de Fotógrafo, entre 2014 e 2016, e muitos dos estudantes hoje são profissionais e estão atuando na região, gerando trabalho e riqueza”, complementa Ailton Tenório.

As inscrições para os interessados em concorrer no II Concurso de Fotografias de Parques de Santo André, organizado pela Prefeitura de Santo André, é aberto a qualquer fotógrafo, amador ou profissional, e podem ser realizadas pelo site do Fotoclube ABCclick ( www.abcclick.com.br/2parques) até 8 de agosto e terá prêmios para os três primeiros colocados, sendo uma câmera fotográfica para o primeiro colocado.

Já as inscrições da XXI Bienal de Arte Fotográfica vão até 24 de junho, mas só podem se inscrever os fotógrafos associados a algum Fotoclube. Mais detalhes e o regulamento pode ser acessado no site da CONFOTO ( www.confoto.art.br) ou no site do Fotoclube ABCclick ( www.abcclick.com.br/XXIBienalCores). O julgamento será realizado no dia 6 de julho na sala Luxor do Hotel Mercure de São Caetano, e será aberto a representantes dos Fotoclubes e fiscais da CONFOTO. A exposição fotográfica das fotos selecionadas será na Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul, com a cerimônia de premiação no dia 20 de julho no Teatro Santos Dumont, às 20 horas.

 Informações:

II Concurso de Fotografias de Parques de Santo André

Inscrições até 20 de agosto

Informações: www.abcclick.com.br/2parques

Prêmios:

1º lugar: 1 Máquina Fotográfica Semi Profissional ofertada pela Porto Seguro.

2º lugar: 1 diária cortesia final de semana, no Hilton Garden Inn – Santo André em acomodação Superior – Casal.

3º lugar: 1 voucher para um jantar na Enoteca Permont com valor estabelecido pelo premiador.

XXI Bienal Cores

Cerimônia de Premiação: 20 de julho de 2019, 19h30 – Teatro Santos Dumont

Exposição: De 20 de Julho a 30 de julho de 2019

Local: Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul

Informações: www.abcclick.com.br/XXIBienalCores

Comente aqui