Data: 15/10/2021 15:23 / Autor: Gisele Lopes / Fonte: PMSCS

Em São Caetano, Secretaria de Saúde e Comtid realizam workshop com ILPIs

O evento reuniu profissionais que discutiram sobre cuidados, prevenção de quedas e infecções nas ILPIs Municipais (Instituições de Longa Permanência para Idosos).


Secretaria de Saúde e Comtid realizam workshop com Instituições de Longa Permanência para Idosos
Secretaria de Saúde e Comtid realizam workshop com Instituições de Longa Permanência para Idosos

Crédito: Letícia Teixeira

A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul realizou na quinta-feira (14), no Cise João Nicolau Braido, o workshop das ILPIs Municipais (Instituições de Longa Permanência para Idosos). O evento realizado em parceria com a Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade) reuniu profissionais que discutiram sobre cuidados, prevenção de quedas e infecções nas ILPIs.

“Continuamos abordando medidas de prevenção e controle da disseminação de doenças, principalmente da covid-19, que ainda não está controlada. Nossa cidade se destacou nos cuidados e na contenção de surtos nas instituições da cidade e continua atenta e pedindo que as medidas de prevenção continuem sendo adotadas em todos os espaços”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Sigolo.

Durante o workshop foram apresentados projetos para a prevenção de quedas com a fisioterapeuta da USCS, Rosamaria Garcia, e prevenção de infecções nos idosos com a infectologista Nédia Maria Hallage, além da apresentação do novo plano de prevenção da covid-19 nas Instituições. 

“Entre os temas abordados, a questão de quedas foi bastante discutida já que, muitas vezes, elas podem ser prevenidas ou menos graves.  O processo de envelhecimento e a perda de noção de lateralidade são responsáveis por boa parte dos acidentes nessa etapa da vida. É possível preveni-los estando atentos ao ambiente em que os idosos vivem e às vestimentas e calçados utilizados, que correspondem a cerca de 30% dos casos de acidentes”, explicou a coordenadora da Comtid, Lucila Lorenzini.

A coordenadora de fisioterapia da rede, Simone Duarte, apresentou o treinamento de aplicação da medida de Independência Funcional nas ILPIs, que é um programa de avaliação funcional no desempenho da pessoa nos domínios motor e cognitivo/social, projetada para mensurar o nível de Independência do paciente desde a enfermaria até a vida ativa. 

Welbe Macedo, coordenador do Cise João Nicolau Braido, apresentou novas regras para admissão, tanto de funcionários como de novos residentes das ILPIs, principalmente para seguirem mais critérios de segurança contra infecções e vírus como o da covid-19.

São Caetano conta com 16 ILPIs filantrópicas e privadas. Em 2020, a cidade recebeu o primeiro lugar em premiação durante o Congresso Paulista de Infectologia, apresentando o case “Controle da transmissão do SARS-Cov-2 em Instituições de Longa Permanência para Idosos”. O projeto foi classificado como melhor trabalho científico apresentado durante o congresso, que avaliou mais de 580 trabalhos e contou com a participação de mais de 1.900 pessoas.

Comente aqui