Data: 14/06/2019 09:44 / Autor: Suzel Tunes / Fonte: PMSCS

São Caetano reinaugura EMEI Helena Musumeci

Prefeitura de São Caetano do Sul fez a entrega de mais uma escola revitalizada, a EMEI Helena Musumeci. Localizada no Bairro Mauá, essa unidade de ensino atende 101 crianças de 3 a 5 anos


Reinauguração da EMEI Helena Musumeci
Prefeitura de São Caetano do Sul reinaugura EMEI Helena Musumeci após obras de revitalização
Prefeitura de São Caetano do Sul reinaugura EMEI Helena Musumeci após obras de revitalização

Crédito: Letícia Teixeira/PMSCS

Durante o período de reforma, que durou cerca de seis meses, os alunos da Helena Musumeci foram transferidos para a EMEF Padre Luiz Capra, sem prejuízo das atividades de ensino.

Na cerimônia de reinauguração da escola, o prefeito José Auricchio Júnior agradeceu a presença de mães integrantes da APM (Associação de Pais e Mestres) e aproveitou para apresentar a nova equipe da Secretaria de Educação criada para prestar assessoria especial às APMs, numa iniciativa inédita de São Caetano. “Tenho convicção de que essa parceria vai trazer muitos frutos para a Educação de nossa cidade”, declarou o prefeito.

COMPROMISSO COM O ENSINO

Na EMEI Helena Musumeci foram investidos quase 400 mil reais em recursos próprios da Prefeitura para a execução de obras que incluíram a impermeabilização da cobertura (solucionando um crônico problema de infiltração no prédio), a revisão total dos sistemas elétrico e hidráulico, a substituição de revestimentos, a pintura interna e externa e a cobertura da quadra, dentre outros serviços. “Essa reforma representa o compromisso que a administração pública tem com o ensino. Uma educação de qualidade se faz com recursos humanos, pedagógicos, tecnológicos e de infraestrutura”, declarou Fabrício Coutinho, secretário de Educação.

A diretora da escola, Maria Cecília Rapuano Guelere, destacou “a sensibilidade e a preocupação da Prefeitura em tornar as escolas de São Caetano mais adequadas aos nossos alunos”. Para Ana Paula Sandron Tonucci, integrante da APM, a revitalização da escola representa uma conquista para toda a comunidade. “Serão beneficiados não apenas os nossos filhos, mas as próximas crianças que virão”, lembrou. Fundada em 1975, a EMEI Helena Musumeci teve a última reforma realizada em 2012, em gestão anterior do atual prefeito José Auricchio Júnior.

VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA

Familiares da patronesse da escola, Helena Musumeci (1902-1966), representados pelo neto José Cláudio Musumeci, receberam uma especial homenagem na cerimônia de inauguração. Eles ficaram especialmente emocionados com um mural reunindo fotos e documentos que resgatam a participação de Helena Musumeci no movimento pela emancipação da cidade, em 1948, e na mobilização pela construção do Hospital São Caetano, inaugurado em 1954. “Ela foi uma mulher à frente de seu tempo e um exemplo de dedicação pela cidade. Que essa escola possa formar cidadãos que trabalhem em prol de São Caetano”, declarou José Cláudio Musumeci.

Comente aqui