Data: 10/10/2019 09:27 / Autor: Bignardi Junior / Fonte: PMSCS

São Caetano realiza simulacro de vazamento de gás com alunos da APAE

Além de profissionais da Defesa Civil, o evento todo contou com a participação do Corpo de Bombeiros, do SOS Cidadão 156, Semob, Polícia Militar e GCM


Defesa Civil de São Caetano realiza simulacro de vazamento de gás com alunos da APAE
Defesa Civil de São Caetano realiza simulacro de vazamento de gás com alunos da APAE

Crédito: Junior Camargo / PMSCS

A Defesa Civil de São Caetano do Sul realizou o Simulado de Plano de Abandono, um simulacro de vazamento de GLP (gás liquefeito de petróleo ou simplesmente gás natural), com alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), na manhã desta quarta-feira (9/10).

Além de profissionais da Defesa Civil, o evento todo contou com a participação do Corpo de Bombeiros, do SOS Cidadão 156, Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), Polícia Militar e GCM (Guarda Civil Municipal). A atividade contou com 10 viaturas e cerca de 40 profissionais, que realizaram a demonstração para aproximadamente 130 alunos da APAE.

Estiveram presentes o secretário de Segurança, Jorge Martins Salgado, o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Luiz Antônio Dantas Valente, o sargento Juscelino Roque Brilhante da Silva, da Defesa Civil, o comandante da GCM, Claudinei da Silva Magalhães, o comandante do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, coronel Eduardo Drigo da Silva, além de agentes de Segurança e da Saúde, através do SOS Cidadão 156.

“Este tipo de atividade é de extrema importância, não só para que possamos verificar como estamos preparados para atuar em situações de perigo, como é o caso, mas principalmente para que cidadãos, neste caso professores e funcionários da APAE, possam estar cientes de como agir em situações como esta”, disse o sargento Juscelino Roque Brilhante da Silva, coordenador da Defesa Civil.

Quem também consolidou essas palavras foi o comandante do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros. “É relevante demais atividades deste tipo para conscientizar os cidadãos de como atuarem em situações de risco. Estamos muito felizes em participar desta simulação na APAE e participaremos sempre que formos convidados de qualquer ação com intuito de auxiliar o próximo”, complementou comandante Drigo.

Por fim, a diretora da APAE, Ana Paula Haussauer, 41 anos e 20 de APAE-SCS, agradeceu às Forças de Segurança de São Caetano que realizaram o simulado para os alunos. “Estou, realmente, muito feliz e emocionada e perceber a integração que existe entre alunos, pais de alunos, professores e funcionários da associação. Isso foi demonstrado nesta atividade em que todos tiveram uma participação muitíssimo importante”, finalizou Ana Paula.

AÇÕES POR TODO O ESTADO

As Regionais de Proteção e Defesa Civil (Repdec/SP) realizaram nesta quarta-feira atividades em todo o Estado de São Paulo, com objetivo de aperfeiçoar as ações dos órgãos que atuam nos mais diversos tipos de ocorrências e preparar a população.

A iniciativa tem como objetivo alertar sobre a temática dos desastres naturais e aumentar a percepção de risco pelas comunidades, suas formas de prevenção, preparação, mitigação e resposta. Outra intenção é de criar uma sociedade mais capacitada para enfrentá-los, por meio do fortalecimento da cultura de prevenção, aprimorando as ações dos órgãos públicos, de modo a facilitar a comunicação entre as esferas estadual, regional e municipal que atuam na emergência com a sociedade.

Ocorreram atividades como: noções de autoproteção para crianças, distribuição de materiais de defesa civil, exercícios simulados, blitz educativa e ciclo de palestras destinado aos gestores públicos, setores privados e comunidade, e até uma Olimpíada do Conhecimento em Defesa Civil envolvendo a participação de escolas.

Comente aqui