Data: 23/08/2019 17:24 / Autor: Suzel Tunes / Fonte: PMSCS

São Caetano promove encontro inédito de APMs e anuncia novas subvenções

Prefeito reafirmou a importância da parceria escola-pais para o aprimoramento da qualidade do ensino municipal


Da esquerda para a direita: Prefeito Auricchio, professora Suzana Siqueira, presidente da Câmara Pio Mielo, deputado Thiago Auricchio, secretário Fabricio e a palestrante do evento, Mariza Gonçalves.
Da esquerda para a direita: Prefeito Auricchio, professora Suzana Siqueira, presidente da Câmara Pio Mielo, deputado Thiago Auricchio, secretário Fabricio e a palestrante do evento, Mariza Gonçalves.

Crédito: Júnior Camargo/PMSCS

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior; o secretário de Educação, Fabricio Coutinho; o deputado estadual Thiago Auricchio; o presidente da Câmara Municipal, Pio Mielo, e vários vereadores reuniram-se na noite desta quinta-feira (23/8) com um propósito em comum: valorizar as Associações de Pais e Mestres (APMs) das escolas da rede municipal de ensino de São Caetano.

“Estamos intensificando esse canal de comunicação com as APMs. Esse é o primeiro de uma série de encontros, aproximando a APM do poder público e estimulando a troca de experiências”, disse o prefeito Auricchio.

PIONEIRISMO

O encontro com todas as APMs da cidade, realizado no Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, foi um evento inédito, como é inédita em todo o país a iniciativa de criação de uma assessoria especialmente dedicada a assessorar as APMs. Criada em junho deste ano, a equipe de assessoras é composta pela professora Suzana Siqueira, diretora Vânia Maria Vecchini Rosa e pela integrante da APM Lizandra Ramiles, mãe de uma aluna da EMEI Ângelo Raphael Pellegrino. Elas têm a incumbência de receber demandas, dúvidas e sugestões das APMs da rede municipal de ensino.

APOIO

Neste primeiro encontro, o prefeito reafirmou a importância da parceria escola-pais para o aprimoramento da qualidade do ensino municipal e ratificou essa importância anunciando a entrega de mais uma rodada de subvenções às APMs da cidade. Em junho deste ano, as APMs de 63 escolas da rede municipal de São Caetano do Sul, além de três creches conveniadas, receberam as subvenções sociais de 2019 (a entrega costuma ser anual) no valor total de R$ 1.070.000,00.  Nesta quinta, o prefeito anunciou que uma segunda subvenção será concedida, ainda em setembro, para cada APM.  O objetivo é que as entidades possam contribuir na realização de pequenos reparos nas escolas no último trimestre deste ano, enquanto se finaliza o contrato com uma nova empresa prestadora de serviços de manutenção para o ano que vem.

PARTILHA

Nesse primeiro encontro das APMs de São Caetano, pais e professores assistiram à palestra “Família e Escola: de Portas Abertas e Mãos Dadas”, proferida pela pedagoga Mariza Lima Gonçalves. Os próximos encontros serão destinados à partilha de experiências. Em cada escola, os recursos da APM são utilizados a partir da decisão das assembleias. Na EMEF Ângelo Raphael Pellegrino, por exemplo, foi feita uma nova brinquedoteca; a APM da EMI Alfredo Rodrigues participou da revitalização da escola; em outras unidades mães e pais participam de decoração de festas, realizam pequenos consertos e fazem até contação de histórias para entreter os pequenos em eventos inesquecíveis para todos. “Cada APM tem uma prática diferente, conforme suas possibilidades e criatividade. Esperamos fazer um banco de ideias, a fim de disseminar melhores práticas e projetos”, declarou Auricchio;

Comente aqui