Data: 13/09/2019 13:37 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria

São Caetano poderá ganhar Espaço Animal em novo parque municipal

Vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PL) protocolou na Câmara Municipal uma indicação solicitando a implantação de um “pet place”


Crédito: divulgação

O novo Parque Tamoyo, que será construído no local do antigo Clube Esportivo e Recreativo Pedro Furlan (Tamoyo) como uma extensão do Parque Tom Jobim, no Bairro Cerâmica, em São Caetano do Sul, poderá ter uma área destinada à criação de um Espaço Animal. Isso porque, o vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PL) protocolou na Câmara Municipal uma indicação solicitando a implantação de um “pet place”, local reservado para entretenimento dos animais.

Motivado pelo número crescente de pessoas que possuem animais de estimação, na justificativa do projeto, Ubiratan Figueiredo salienta que a implantação de espaços específicos para os cães trará benefício não apenas para os animais, mas também a seus donos e aos demais usuários do local, que poderão utilizar o espaço para passeios e atividades físicas.

“Os animais podem socializar, interagir, exercitar e se divertir, independentemente do tamanho, raça, peso ou idade. E, ainda, elimina-se o risco de fugas e evita-se acidentes devido à livre circulação de cães em meio às pessoas [crianças, adultos e idosos]”, explica. Para o parlamentar, é importante zelar pelo bem-estar dos cidadãos e respeitar o direito de liberdade dos animais.

A proposição estipula que a área seja cercada com alambrado, espaço sombreado, bancos, local específico para que os animais façam suas necessidades, bebedouro canino, placas de sinalização, fixação de placas com regras de convivência, portões e lixeiras adequadas para o recolhimento das fezes. Não seria permitida a presença de cães sem seus responsáveis.

“Posteriormente, esses espaços destinados aos animais nos parques municipais podem incluir também atendimento clínico veterinário, como vacinação, tratamento contra pulgas e esterilização”, projeta Ubiratan, que, há cinco anos, é presidente da ONG SOS Cidadania Animal.

Comente aqui