Data: 23/10/2019 10:02 / Autor: Bignardi Junior / Fonte: PMSCS

São Caetano lança portal Orçamento Participativo Interativo

Orçamento Participativo Interativo em como principal objetivo dar ainda mais transparência para o processo de elaboração do orçamento público


Portal Orçamento Participativo Interativo
Portal Orçamento Participativo Interativo

Crédito: Letícia Teixeira / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Governo, lança nesta quarta-feira (23/10) o portal Orçamento Participativo Interativo (OPI), mais um canal que visa interação entre Administração Pública e o cidadão são-caetanense, transparência nas ações públicas através dos programas criados pela Prefeitura e abertura a sugestões dos munícipes. O endereço para participar é https://portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/orcamentoparticipativo/Portal.

O OPI tem como principal objetivo dar ainda mais transparência para o processo de elaboração do orçamento público. Decidiu-se realizar um orçamento participativo, para que o cidadão possa debater e ajudar a definir o destino dos recursos públicos. É uma importante ferramenta democrática de participação e de exercício de cidadania, uma vez que é através da participação de todos que são definidos os rumos da gestão da cidade.

Além disso, com o advento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, estabeleceu-se a prioridade ao cumprimento desta agenda nas políticas públicas. Até 2030, o município se compromete a cumprir o desafio de perseguir uma agenda mundial para erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, entre outros.

“O portal, assim como foi a audiência da LOA (Lei Orçamentária Anual), é um canal que o cidadão tem a possibilidade de sugerir onde e como serão utilizados os recursos públicos. Por isso, convidamos o cidadão são-caetanense a participar das decisões da Prefeitura, por intermédio do portal que terá, por exemplo, todos os programas e ações promovidas pela Administração”, explicou a secretária de Governo, Marília Marton.

Comente aqui