Data: 16/04/2013 12:59 / Autor: Alexandre Costa / Fonte: PMSCS

São Caetano estimula participação das famílias na vida escolar dos filhos


 

A Prefeitura de São Caetano do Sul inicia nesta semana o programa Escola de Pais, que pretende estimular uma participação mais efetiva das famílias e da sociedade na vida escolar do município, buscando reflexos positivos no aprendizado das crianças e jovens. A primeira escola a receber a ação será a EMEF Oswaldo Samuel Massei, localizada no Bairro Oswaldo Cruz, nesta quinta-feira (18/4). Serão realizadas duas reuniões com os pais: a primeira às 18 horas e a segunda às 19h30.

O prefeito Paulo Pinheiro explicou que já defendia um maior envolvimento das famílias nas escolas desde os tempos de vereador. “A Câmara Municipal aprovou ainda em 2008 um projeto que eu apresentei sobre o tema, tornado Lei em 2009, que instituía a campanha permanente de incentivo à participação dos pais na vida escolar dos filhos em São Caetano. Infelizmente ela não foi aplicada, mas agora vamos dar apoio total a esta iniciativa, adotando ações efetivas para que ela tenha sucesso”, informou.

 “O envolvimento familiar na vida escolar dos filhos é fundamental para o desenvolvimento das crianças”, destacou o secretário municipal da Educação, Daniel Belucci Contro. “A qualidade do ensino também depende da participação dos pais. Essa aproximação entre escola e famílias é fundamental – em todos os países que têm bons sistemas educacionais, os pais são muito presentes na vida escolar dos filhos”, ressaltou.

A Secretaria Municipal de Educação vai distribuir nas escolas um folheto com mais de 60 dicas práticas aos pais, divididas em temas como converse com o seu filho; valorize a escrita; acompanhe a lição de casa; incentive seu filho a ler; valorize o professor; visite a escola de seu filho; entenda como a escola funciona; e fique de olho no aprendizado.

Comente aqui