São Caetano Educação

São Caetano entrega brinquedos acessíveis para alunos da rede municipal

A Secretaria de Educação de São Caetano do Sul adquiriu mais brinquedos e utensílios especiais para crianças com deficiência

  • Data: 01/08/2019 17:08
  • Alterado: 01/08/2019 17:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSCS
São Caetano entrega brinquedos acessíveis para alunos da rede municipal

O secretário de Educação

Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS

Os materiais foram entregues quarta-feira (31/7) à EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Pedro José Lorenzini, mas ficarão disponíveis a toda a rede municipal, que conta com cerca de 600 estudantes assistidos pelo Programa de Inclusão Escolar.

Foram adquiridos brinquedos acessíveis, como dominós em alto relevo (para deficientes visuais) e jogos para estímulo da coordenação motora, e utensílios adaptados como tesouras e suportes para garfos e colheres.  Segundo o secretário de Educação, Fabricio Coutinho, esses materiais foram adquiridos com verba fornecida pelo governo federal.

PROGRAMA DE INCLUSÃO ESCOLAR

Todos os educadores que atuam nas escolas de São Caetano, de diretores a auxiliares, recebem orientação específica sobre necessidades especiais no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, no Bairro Barcelona.

Para desenvolver o Programa de Inclusão Escolar, a Prefeitura conta também com o trabalho de cuidadores (auxiliares de primeira infância, auxiliares de inclusão e estagiários de Pedagogia e Letras).  Eles prestam serviços de apoio aos alunos com deficiências e auxiliam na rotina escolar daqueles que não conseguem realizar com independência as atividades de alimentação, higiene e locomoção.

Durante as aulas, e mesmo em dias de passeios e atividades extraclasse, as crianças são acompanhadas por esses profissionais para que tenham as mesmas oportunidades de aprendizado do restante da classe, com toda segurança e conforto.

O Programa de Inclusão Escolar desenvolvido pela Secretaria de Educação conta ainda com apoio da Fundação Municipal Anne Sullivan e a parceria da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e das secretarias de Saúde, Cultura e dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida.

Compartilhar:
1
Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS
1
Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS
1
Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS O secretário de Educação










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados