Data: 22/08/2019 10:34 / Autor: Mark Ribeiro / Fonte: PMSCS

São Caetano empossa conselheiros distritais de Saúde

Cada CDS será formado por 24 integrantes (12 titulares e 12 suplentes), representantes do governo (50%) e da sociedade civil (50%)


Prefeitura de São Caetano empossa conselheiros distritais de Saúde
Prefeitura de São Caetano empossa conselheiros distritais de Saúde

Crédito: Letícia Teixeira / PMSCS

A participação popular é o principal caminho para o planejamento e execução de políticas públicas eficientes. Por isso, a Prefeitura de São Caetano do Sul retomou os Conselhos Distritais de Saúde (CDSs), criados pelo decreto 10.040, de 19 de abril de 2010. A posse dos mais de 140 conselheiros foi realizada na noite de quarta-feira (21/8), no Teatro Municipal Santos Dumont, no Centro.

Foram ativados seis Conselhos Distritais de Saúde, um para cada região da cidade. Funcionarão como órgãos independentes, fiscalizadores e consultivos, no âmbito de cada uma das seis regiões do município.

Cada CDS será formado por 24 integrantes (12 titulares e 12 suplentes), representantes do governo (50%) e da sociedade civil (50%), estes eleitos pela população em pleitos realizados em julho e agosto. Todos atuarão no apoio à gestão e ao controle das ações no setor, em conformidade com o Conselho Municipal de Saúde. O mandato dos conselheiros é de 2 anos.

O prefeito José Auricchio Júnior frisou que os CDSs manterão a essência dos demais conselhos municipais, de controle e participação social. “Fazemos Saúde pública de verdade, olhando nos olhos das pessoas, com serenidade e seriedade. A sociedade delegou a vocês debaterem, de forma franca, a evolução do sistema municipal. Queremos discussões técnicas e colaborativas”, ressaltou o chefe do Executivo.

A secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, destacou também a transparência da Administração ao assegurar e ampliar a participação popular. “As ideias de cada um são muito bem-vindas. Não fazemos gestão para nós, mas para toda a população. A Saúde pública é coletiva, não individual. E essa visão local trará contribuições significativas.”

Os debates serão pautados pelos temas relevantes para cada região. Esta visão local busca o desenvolvimento de políticas públicas de saúde mais eficientes, direcionadas e executadas para a solução dos problemas de cada localidade.

Confira a área de abrangência de cada Conselho Distrital de Saúde de São Caetano:

CDS da 1ª Região – Bairros Prosperidade, Barcelona e Santa Maria

CDS da 2ª Região – Bairros Boa Vista, Nova Gerty e Mauá

CDS da 3ª Região – Bairros Centro e Fundação

CDS da 4ª Região – Bairros Santa Paula e Santo Antônio

CDS da 5ª Região – Bairros Olímpico e Oswaldo Cruz

CDS da 6ª Região – Bairros Cerâmica, São José e Jardim São Caetano

Comente aqui