Data: 13/05/2021 16:51 / Autor: Gisele Lopes / Fonte: PMSCS

São Caetano cria força-tarefa para atender a demanda reprimida de exames de imagem

Atendimento é realizado todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos


Crédito: Eric Romero

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou a estratégia para atender a demanda de exames de imagem represada por conta da pandemia. O atendimento é realizado todos os dias da semana, com horário estendido, inclusive aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

Foram disponibilizados mais médicos e recepcionistas para que não haja aglomeração e sejam cumpridas as normas sanitárias nos intervalos dos exames, com higienização de todas as salas. São cinco salas exclusivas no Complexo Hospitalar e duas no Caism (Centro Integral de Atenção à Saúde da Mulher) para exames de ultrassonografia, densitometria, tomografia e mamografia.

De acordo com o prefeito Tite Campanella, a estratégia será realizada até que haja equilíbrio da demanda por exames de imagem. “O agravamento da pandemia em março nos obrigou a suspender temporariamente os atendimentos não emergenciais. Agora, com a expressiva diminuição das internações e a retomada dos atendimentos eletivos, criamos esta força-tarefa, que multiplica a nossa capacidade de atendimento.”

Desde que as consultas foram retomadas, na segunda quinzena de abril, um replanejamento com a demanda e a oferta de vagas ampliou o horário de atendimento para exames de imagem. “Estamos dobrando a oferta de exames de rotina por semana, inclusive com atendimentos aos sábados e domingos. Em alguns casos, como mamografias e tomografias, vamos triplicar a quantidade de atendimentos semanais”, explica a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Os pacientes que tinham exames de rotina e foram desmarcados durante o novo pico da pandemia já estão sendo contatados pela Central de Agendamentos e realizando seus exames no Complexo Hospitalar e no Caism.

Com a nova rotina, a capacidade de atendimento semanal será ampliada em todos os exames: ultrassonografias de 420 para 823 exames; tomografias de 75 para 294; densitometria de 38 para 82 e mamografias de 100 para 467.

Comente aqui