Data: 23/04/2013 11:06 / Autor: Mark Ribeiro / Fonte: PMSCS

São Caetano comemora 50 anos do Bairro Prosperidade com grande festa


Plebiscito realizado há cinco décadas decidiu pela anexação do Prosperidade a São Caetano, deixando Santo André
Plebiscito realizado há cinco décadas decidiu pela anexação do Prosperidade a São Caetano, deixando Santo André

Crédito: Alexandre Yort/PMSCS

 

Há cinco décadas um movimento de coragem dos moradores da então Vila Prosperidade deflagrou um plebiscito em que a maioria decidiu pela sua anexação ao território de São Caetano do Sul, deixando de pertencer ao município de Santo André. E para celebrar a data histórica a Prefeitura, com o apoio da Amcip (Associação dos Moradores, Comércio e Indústria do Bairro Prosperidade), preparara uma grande festa, marcada para sábado (27/4), a partir das 15h, na Praça da Riqueza, cartão-postal do local.

Serão diversas atrações culturais, recreativas, esportivas e de lazer durante nove horas de programação. Cinco shows musicais, aulas de dança, oficina de skate, apresentação do Canil da Guarda Civil Municipal e cama-elástica são algumas das atividades (confira a relação completa abaixo). Haverá também área de alimentação. O prefeito, Paulo Pinheiro, participará do evento.

Além da festa de sábado, a Prefeitura intensifica nesta semana as ações de conservação do bairro. Funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos fazem a coleta de móveis e outros objetos na operação bota-fora.

“O Bairro Prosperidade é muito importante para São Caetano, mas sua população está carente de serviços públicos. Temos o compromisso de levar igualdade de tratamento aos moradores. É isso o que vamos perseguir”, ressalta o chefe de Gabinete da Prefeitura, Eduardo Casonato.

A atenção despendida pelo poder público municipal ao Prosperidade já ganha elogios da comunidade. “Sinto apoio maior da atual administração. No início do ano conseguimos um feito histórico, que foi a implantação de abrigos nos pontos de ônibus. Já é mais do que fizeram nos últimos 30 anos”, compara o presidente da Amcip, Nilton Eugenio. “Nosso desejo é a igualdade. Com o governo presente como está, temos boa expectativa.”

História – O Bairro Prosperidade surgiu como vila em 1925, quando foi loteado por empreendedores da família Alcântara Machado. Suas ruas foram batizadas com nomes que remetem a preciosidades, como Pérolas, Cristais e Fortuna. A região foi oficializada em 1944, por decreto assinado pelo então prefeito de Santo André José de Carvalho Sobrinho.

Mesmo com a emancipação político-administrativa de São Caetano em 1948, a Vila Prosperidade permaneceu pertencente a Santo André até 1963, ano da realização do plebiscito que decidiu pela sua anexação ao território sancaetanense.

Margeado pela Avenida dos Estados, o bairro se desenvolveu sob a vocação industrial. Atualmente são cerca de 120 empresas instaladas ali, a maioria indústrias do ramo de metalurgia. O bairro possui uma Agência de Administração e Desenvolvimento, conhecida como a Subprefeitura do Prosperidade, e vai ganhar nos próximos meses sua primeira agência bancária, da Caixa Econômica Federal.

Seus aproximadamente 4.000 moradores possuem forte ligação afetiva com o bairro, chamado carinhosamente de Prospê. Também tem tradição no futebol amador, com o SERU Jabaquara, o Leão da Vila, tendo conquistado sete títulos do Campeonato Municipal – outro clube instalado no Prosperidade, o Creua, registra uma conquista do torneio.

Confira a programação completa da festa de sábado:
15h às 16h – Oficina de skate;
16h – Apresentação do Canil da Guarda Civil Municipal;
16h40 – Apresentação de bandas e fanfarras;
17h – Aula aberta de dança;
17h às 21h – Cama elástica;
17h30 – Apresentação de dança (pop);
18h – Apresentação de hip hop;
19h – Show Carlos e Crystie;
20h – Show Victor e banda;
21h – Show Grupo Aliados do Criador;
22h – Show Luke Beck;
23h – Show Grupo Samba de Dom.

Comente aqui