Data: 08/07/2016 11:08 / Autor: Redação / Fonte: PMSCS/Fernando Aragão

São Caetano certifica 120 alunos da Estação Ativamente

Experiência bem-sucedida, a Estação Ativamente, projeto pioneiro no Brasil, é voltado aos frequentadores dos Centros Integrados de Saúde e Educação (CISEs) da Terceira Idade


Atividades da estação Ativamente
Atividades da estação Ativamente

Crédito: PH Melo/PMSCS

O espaço no CISE João Castaldelli conta com quatro modernos equipamentos eletrônicos do Japão que têm como função melhorar a capacidade cognitiva dos idosos em vários domínios: atenção, memória, linguagem, planejamento, funções motoras e visuo-espaciais.

A Estação Ativamente conta com o auxílio de monitores da Universidade de São Paulo (USP), parceira da iniciativa. É desenvolvida pela Secretaria de Assistência e Inclusão Social da Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Gerontológicas, em conjunto com a gerontóloga Thaís Bento, doutoranda em Neurologia da Faculdade de Medicina da USP.

Paulo Pinheiro destacou que essa foi a primeira turma do País a participar da experiência bem-sucedida e inovadora. “Sintam-se lisonjeados. São Caetano é referência nacional no atendimento à Terceira Idade. A avaliação inicial mapeou os alunos, com resultados significativos. Nossa preocupação é sempre oferecer atividades diversificadas. Esse projeto é marca do nosso governo responsável, que leva mais qualidade de vida, saúde e longevidade.”

Na ocasião, a secretária municipal de Assistência e Inclusão Social, Patricia Viteri Barros, pontuou que esse é o encerramento de um ciclo, de uma etapa. “O Projeto Ativamente é um sucesso. Está em funcionamento nos quatro CISEs da cidade há dois anos, com cursos e oficinas teóricas e práticas”, disse. “Muitos tiveram a oportunidade de passar pela Estação. Esse trabalho preparou os idosos para novos desafios. Vamos dar continuidade, abrindo inscrições no segundo semestre”, completou o coordenador Felipe Borges.

 “Parabéns por terem superado o medo de enfrentar o novo da tecnologia. As avaliações ainda estão sendo realizadas. No fim deste mês, todos receberão o seu diagnóstico final de evolução”, assegurou a gerontóloga Thaís Bento.

O executivo Wladimir Benegas, idealizador do projeto, ressaltou que muitas cidades brasileiras procuraram São Caetano para implantar a Estação Ativamente. “É uma iniciativa benéfica. Algo que traz alegria e satisfação na vida da pessoa idosa. Quero agradecer o prefeito Paulo Pinheiro pelo apoio. É um grande avanço para vocês, gerontólogos e coordenadores“, concluiu.

CISE João Castaldelli fica na Avenida Presidente Kennedy, 2.400, Bairro Olímpico -SCS

Comente aqui