Data: 18/10/2019 10:33 / Autor: Bignardi Junior / Fonte: PMSCS

São Caetano capacita professores para testes de acuidade visual em alunos

Intenção do programa será realizar um teste inicial e, os alunos que apresentarem qualquer alteração na visão, serão encaminhados a um exame mais detalhado


Orientação de triagem de detecção de problemas oculares na infância
Orientação de triagem de detecção de problemas oculares na infância

Crédito: Letícia Teixeira / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou nesta quinta-feira (17/10) um curso de capacitação de professores da rede municipal para que realizem testes iniciais de acuidade visual em alunos dos ensinos Infantil e Fundamental.

O curso, realizado no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, no Bairro Barcelona, contou com a presença do prefeito José Auricchio Júnior, dos secretários municipais de Educação (Seeduc), Fabricio Coutinho, e de Saúde (Sesaud), Regina Maura Zetone, do palestrante e coordenador de Oftalmologia da Sesaud, Vagner Loduca Lima, e de 80 professores (40 do Infantil e 40 do Fundamental).

“Não é surpresa para ninguém que São Caetano tem como prioridades na nossa gestão a Educação e a Saúde. Neste caso, por exemplo, trata-se de um programa em que podemos unir estes dois pilares e levar melhores condições de aprendizado para os mais de 20 mil alunos da rede municipal”, ressaltou Auricchio.

O secretário de Educação explicou a ação dos professores no pré-exame de acuidade visual. “São 80 professores, pelo menos um de cada unidade escolar, que servirão de multiplicadores destas informações. Levarão o conhecimento aos demais docentes para que possam ser realizados os testes iniciais nos alunos, na tentativa de se observar qualquer alteração de visão”, explicou Fabricio Coutinho.

De acordo com a secretária de Saúde, a intenção do programa será realizar um teste inicial e, os alunos que apresentarem qualquer alteração na visão, serão encaminhados a um exame mais detalhado. “Com esta primeira análise realizada pelos professores, já devidamente capacitados para este pré-exame, os pais receberão o encaminhamento para que o aluno possa fazer uma avaliação oftalmológica, desta vez completa, na nossa rede de Saúde”, complementou Regina Maura.

Já o coordenador de Oftalmologia enalteceu o programa e a rede municipal de Saúde de São Caetano. “A cidade já tem uma Saúde muito bem estruturada e que se preocupa muito com o munícipe. Neste caso, em especial, o prefeito Auricchio acabou por contemplar de forma bastante ampla a Educação desde o berço, o Ensino Infantil, já que a Sociedade Brasileira de Oftalmologia indica que estes exames de acuidade sejam iniciados em crianças já a partir dos 2 anos”, detalhou doutor Loduca, ao projetar que nesta primeira etapa de testes nas escolas devem ser encaminhados cerca de 10% (aproximadamente 2 mil alunos) para uma avaliação completa.

Crédito: Letícia Teixeira / PMSCS

Comente aqui