São Caetano Cursos

São Caetano capacita 30 cuidadores de idosos

Curso de Cuidadores de Idosos teve como objetivo formar profissionais para auxiliar na promoção do envelhecimento saudável

  • Data: 12/08/2022 16:08
  • Alterado: 16/08/2023 22:08
  • Autor: Bignardi Junior
  • Fonte: PMSCS
São Caetano capacita 30 cuidadores de idosos

Prefeitura de São Caetano capacita 30 cuidadores de idosos

Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou nesta sexta-feira (12/8), a cerimônia de formatura do Curso de Cuidadores de Idosos. A cerimônia de entrega dos certificados aos 30 alunos aconteceu no CISE (Centro Integrado de Saúde e Educação) da Terceira Idade João Nicolau Braido, no Bairro São José.

O Curso de Cuidadores de Idosos, de três meses, teve como objetivo formar profissionais para auxiliar na promoção do envelhecimento saudável, considerando as características da pessoa assistida e as orientações da equipe multiprofissional, além de preservar e valorizar a ética, a convivência social e familiar, a independência e a autonomia do idoso. O investimento foi de R$15,7 mil, proveniente do Fundo Municipal do Idoso.

Representando o prefeito José Auricchio Júnior, a secretária de Saúde Regina Maura Zetone falou sobre a importância da capacitação dos cuidadores. “Este é um segmento que irá auxiliar muita gente, além de abrir mais um novo mercado de trabalho. Cuidar de um idoso é um ato de amor para com o próximo, além de ser uma área em ascensão. Nosso município, por exemplo, tem 24% da população acima de 60 anos. Muitas dessas pessoas precisam de cuidados especiais, que muitas vezes as pessoas da própria família não conseguem atender”, enfatizou Regina Maura.

O conteúdo programático da formação contou com temas como perfil da população idosa; atividades de vida diária (AVDs); envelhecimento ativo; dependência, independência e autonomia do idoso; autocuidado do idoso; fatores de risco para pessoa idosa, prevenção e cuidados; mobilidade funcional reduzida; ações de prevenção frente a situações de vulnerabilidade social, psicológica e física; atividades de lazer e de ocupação do tempo livre; comunicação com a pessoa idosa, membros da família e equipe multiprofissional; primeiros socorros e mercado de trabalho, entre outros.

Compartilhar:
1
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS
1
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS
1
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS Prefeitura de São Caetano capacita 30 cuidadores de idosos










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados