Data: 17/06/2021 10:17 / Autor: Gisele Lopes / Fonte: PMSCS

São Caetano atende mais de 1,4 mil pessoas durante Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal

A maioria do público que participou da campanha (livre demanda) tem idade entre 40 e 59 anos


Unidade Móvel de Odontologia
Unidade Móvel de Odontologia

Crédito: Letícia Teixeira / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano realizou entre os dias 11 de maio e 10 de junho, a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, com orientações e triagens a 1.491 munícipes, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no drive thru de vacinação da Garagem Municipal, onde a Unidade Móvel de Odontologia esteve durante toda campanha.

A ação foi realizada com apoio de 23 dentistas da Atenção Básica, que na triagem observaram a presença de manchas brancas, feridas e outros sinais,  que podem estar associados ao câncer bucal.  “Entre as avaliações, apenas 4,69% apresentaram lesões na mucosa oral e somente 0,73% com suspeita de malignidade. Estes foram encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas, onde fizeram avaliação com especialista semiologista ou cirurgião buco maxilo facial”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

A maioria do público que participou da campanha (livre demanda) tem idade entre 40 e 59 anos e 61% (910 pessoas) foram encaminhados ao tratamento convencional odontológico, o qual já teve início pelo acesso avançado da odontologia nas UBSs. “Durante as avaliações, a equipe também diagnosticou e encaminhou ao Centro Odontológico 489 pessoas, que necessitavam de troca ou confecção de prótese dentária”, declarou a coordenadora da Odontologia, Ingrid Calmona.

As visitas periódicas ao dentista devem fazer parte da rotina e ajudam a identificar pequenas lesões que, se não tratadas, poderão evoluir para alguma forma de câncer. É importante estar atento ao surgimento de qualquer sinal de alerta. Diante de alguma lesão, que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias, procure um dentista.

O Centro de Especialidades Odontológicas funciona na Rua Lourdes, 525, no Bairro Nova Gerty, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e, em casos de urgência e emergência 24h, de domingo a domingo. Consultas de rotina também podem ser realizadas nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Prefeitura de São Caetano atende mais de 1,4 mil pessoas durante Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal
Prefeitura de São Caetano atende mais de 1,4 mil pessoas durante Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal

Crédito: Letícia Teixeira / PMSCS

Comente aqui