São Caetano Oficina

São Caetano abre inscrições para 35 Oficinas Culturais gratuitas

Para participar, é preciso preencher o formulário ou efetuar a inscrição no local onde será ministrada a oficina

  • Data: 31/05/2022 10:05
  • Alterado: 17/08/2023 03:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secult PMSCS
São Caetano abre inscrições para 35 Oficinas Culturais gratuitas

Aulas pelo programa Oficinas Culturais da Secult em 2021

Crédito:Regina Maria

Estão abertas as inscrições para o programa “Oficinas Culturais” da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). As primeiras turmas começam no dia 6 de junho em diferentes equipamentos públicos da cidade. As vagas são limitadas, para aulas presenciais gratuitas.  

São 35 cursos em diversas linguagens: tem graffiti, discotecagem, produção de música eletrônica, de documentário, projetos direcionados à economia criativa, dentre outros, para diversas faixas etárias: de crianças à terceira idade. Com duração de 30 a 180 horas.  

Para participar, é preciso preencher o formulário disponível em: https://forms.gle/DxJSiZUQ9n1ez87p8 ou comparecer aos espaços onde serão ministradas as aulas. Cada aluno pode se inscrever em até dois cursos, mediante a disponibilidade de vagas, que serão preenchidas conforme a ordem de inscrição. Não é cobrada taxa de matrícula. Os locais, datas e horários de cada turma estão no formulário de inscrição.  

Reformulado, o Programa Oficinas Culturais da Secult emprega em 2022 cerca de 60 instrutores e arte educadores, que receberão R$ 60 por hora/aula (60 minutos), a remuneração mais alta para esta categoria de educação não formal na Região do Grande ABC, registrando um acréscimo de 50% em relação ao valor vigente no município até 2021.  

“Quando aumentamos o valor da remuneração, profissionais com maior qualificação e de maior prestígio no mercado participam com suas oficinas, agregando capacitação técnica a uma extensa variedade de cursos, em diferentes linguagens”, ressalta o secretário de Cultura, Érike Busoni. 

A última aula de cada oficina será ministrada por instrutores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Secult, fornecendo o subsídio necessário para os interessados em empreender: o aluno vai aprender, por exemplo, a precificar o seu produto, divulgá-lo, torná-lo vendável. 

As turmas abertas para início nos meses de junho ou julho são: 

Estação Cultura (Rua Serafim Constantino, s/n, Centro – piso superior do terminal rodoviário, tel. 4233-7607)

ARTES VISUAIS E ARTESANATO: Arte em Lettering, Costura Sustentável Criativa, Desenho Artístico, Desenho Técnico para Design de Interiores, Graffiti Magia e Arte (início em julho), Maquiagem: Caracterização de personagens e efeitos especiais, Paisagismo para Todos, Petrificação de tecidos – Criação de Esculturas e Objetos Decorativos, Pintura em Tela – Conhecimento em Artes Plásticas e Técnicas Variadas, Restauração de Móveis, Silk Screen.

AUDIOVISUAL: Discotecagem Digital, Documentário: princípios básicos, como pensar e estruturar um filme (início em julho), Linguagem Televisiva e Roteiro (julho), Produção de Projetos Musicais e Audiovisuais (julho), Produção executiva e gestão cultural com ênfase em projetos audiovisuais (julho), Produção de Música Eletrônica.

CAPACITAÇÃO E GESTÃO CULTURAL: Assessoria de Imprensa e Comunicação para o Setor Cultural, Desenho de Projetos Voltados à Economia Criativa.

CULTURA TRADICIONAL: Confecção de Pandeiro, Confecção de Berimbau (início em julho), MaraCaetano (maracatu de Baque Virado).

DANÇA: Ritmos Urbanos

MÚSICA: Canto Coral, Instrumentos de Sopro (Flauta Doce, Flauta Transversal e Saxofone), Ukulele, Violão 

Casa do Artesão (Rua Pará, 88, Centro, tel. 4229-9988)

ARTESANATO: Arte em Macramê, Arte em Pedrarias, Cartonagem, Confecção de Amigurumi, O Fio da Meada: Crochetando a vida 

CER Prosperidade – Cespro (Rua da Garça, 121, bairro Prosperidade, tel. 4229-2655) 

DANÇA: Danças Afro Brasileiras 

MÚSICA: A Voz que Canta Encanta, Voz e Violão 

Trabalho e renda

O programa Oficinas Culturais é um estímulo à economia criativa, uma vez que gera trabalho aos arte educadores e artistas instrutores. Além disso, leva capacitação aos alunos participantes, que passam a estar melhor preparados para oportunidades e renda. 

Na modalidade de educação não formal, os cursos podem ser introdutórias ou de aprofundamento dos fundamentos das áreas de atuação, proporcionando gratuitamente ao munícipe a oportunidade de qualificar-se, participar de atividades de prática cultural e de lazer, e fornecendo subsídios para a geração de trabalho e renda, movimentando a economia local e fomentando a inclusão social. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4233-8910, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h ou e-mail: oficinas@saocaetanodosul.sp.gov.br. As novidades da Secretaria de Cultura de São Caetano podem ser acompanhadas pelo portal cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br ou pelo perfil de Instagram @secultscs.

Compartilhar:
1
Crédito:Regina Maria
1
Crédito:Regina Maria Aulas pelo programa Oficinas Culturais da Secult em 2021










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados