Data: 03/04/2013 18:20 / Autor: Alexandre Costa / Fonte: PMSCS

Projeto Odontologia do Esporte para Atletas de Alto Rendimento

São Caetano firma parceria para acompanhamento odontológico de ponta a atletas


Atletas passam por exames detalhados
Atletas passam por exames detalhados

Crédito: Robson de Almeida/PMSCS


O secretário de Esporte e Turismo de São Caetano do Sul, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, assinou nesta quarta-feira (3/4) uma parceria da Prefeitura com o Instituto de Pesquisa em Saúde Aluísio Calil Mathias (INPES) e o Ministério do Esporte para trazer à cidade o Projeto Odontologia do Esporte para Atletas de Alto Rendimento. A moderna unidade móvel responsável pelo serviço de avaliação da saúde bucal dos atletas e sua relação com o desempenho esportivo ficará no município até o dia 15 de maio, estacionada nas dependências do Estádio Anacleto Campanella, no Bairro Olímpico.

 “A assinatura deste convênio foi uma grande oportunidade que a Prefeitura de São Caetano aproveitou. Nossos atletas de alto rendimento vão dispor deste acompanhamento especializado e aqueles que precisarem de tratamento odontológico mais complexo serão encaminhados para a clínica do INPES no Ibirapuera”, explicou Gilmar Tadeu Ribeiro Alves. Os atletas sancaetanenses farão exames físicos detalhados pelo programa e responderão a um grande questionário, já que avaliação da relação entre a saúde odontológica e o desempenho esportivo leva em conta inclusive aspectos genéticos.

Representando o prefeito Paulo Pinheiro na assinatura do convênio, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Eduardo Casonato, elogiou o empenho do secretário Gilmar Tadeu para atrair parcerias ao município – nestes três meses de Administração, a cidade já recebeu a visita do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e de técnicos do ministério para a discussão de apoio aos atletas sancaetanenses. Casonato também agradeceu ao Ministério do Esporte e ao Instituto de Pesquisa em Saúde pela confiança em trazer o Projeto Odontologia do Esporte para Atletas de Alto Rendimento para São Caetano.

Para Gilmar Tadeu, o grande destaque da ação é a atenção individualizada com a saúde bucal de cada atleta. “A Secretaria de Esporte de São Caetano está à disposição para ajudar nossos esportistas da forma que for possível. Nós reconhecemos e agradecemos pelo esforço e batalha que é a vida de um atleta, que não é fácil, e pretendemos cooperar para este esforço dar resultados.”

Estudos – O inovador projeto que investiga a relação entre a saúde bucal e o desempenho atlético não se resume aos exames e tratamentos aos esportistas de São Caetano. Iniciado no final de 2010 e com passagens pelas cidades do Rio de Janeiro, Limeira e Valinhos, a iniciativa do INPES também está relacionada à pesquisa. “Nós vamos publicar em breve os resultados dos nossos estudos, pois há uma relação direta entre a saúde bucal e o desempenho esportivo e não possuímos um acompanhamento disso no Brasil”, destacou Renata Tucci, Coordenadora Científica na INPES e responsável pelo projeto

Atletas de São Caetano terão acesso a exames e tratamentos de ponta
Atletas de São Caetano terão acesso a exames e tratamentos de ponta

Crédito: Robson de Almeida/PMSCS

Comente aqui