Data: 24/06/2019 14:57 / Autor: Redação / Fonte: Centro Paula Souza

Projeto de estudante da Fatec São Caetano vence hackaton da Fiesp

Equipe de Lucas Adriano conquistou primeiro lugar com proposta de ferramenta para a população fazer reclamações de serviços governamentais


Lucas Adriano (sexto a partir da esquerda) durante entrega  do prêmio aos integrantes da equipe vencedora
Lucas Adriano (sexto a partir da esquerda) durante entrega do prêmio aos integrantes da equipe vencedora

Crédito: Divulgação

O ex-aluno do curso superior tecnológico de Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Caetano do Sul Lucas Adriano de Mendonça está entre os vencedores da nona edição do Hackathon, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em parceria com o Governo Federal. O desafio foi realizado na sede da Fiesp, na Capital, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos capazes de auxiliar na transformação e inclusão de serviços públicos na era digital.

A equipe do jovem conquistou o primeiro lugar na categoria Desburocratização com o projeto Lighthouse, uma solução que busca implementar, na prática, as normativas de governo que tratam de desburocratização. Com tecnologia simples em termos de navegação, o protótipo apresenta uma ferramenta para a população fazer reclamações de serviços que não atendem às regras atuais. Permite também a visualização e a busca por reclamações. A ideia é incentivar a sociedade a contribuir com a fiscalização e melhorar a eficiência da desburocratização.

O desafio teve mais de 400 inscritos e foram selecionados 117 participantes para formar as 24 equipes que passaram dois dias na Fiesp desenvolvendo as soluções tecnológicas. Os critérios para avaliação das melhores soluções foram protótipo, código fonte e apresentação. A equipe vencedora é composta por cinco pessoas e um dos integrantes ganhará uma viagem de uma semana para Copenhagen, capital da Dinamarca, onde participará de um curso de metodologias e ferramentas para transformação digital.

Comente aqui