Data: 03/08/2022 14:01 / Autor: Redação / Fonte: Sesc São Caetano

Projeto “Do Peito ao Prato” debate os desafios do aleitamento materno

Durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, unidades do Sesc oferecem uma extensa programação, presencial e on-line, que amplia a discussão sobre questões políticas e sociais


Crédito: Elza Fiúza - Agência Brasil

A alimentação adequada e saudável nos primeiros dois anos de vida é decisiva para a saúde da criança e tem reflexos em toda a vida adulta. Entre os dias 01 e 07 de agosto, durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Sesc São Paulo realiza a quarta edição do projeto Do Peito ao Prato, iniciativa que leva ao público uma programação com ações relacionadas ao tema, em unidades da capital, interior e litoral, além das atividades on-line. Toda a programação é gratuita. 

A relação entre o ser humano e a comida inicia-se com a amamentação. O leite materno é o primeiro alimento da criança, contém anticorpos e outras substâncias que protegem o organismo na infância. Porém, amamentar ainda é um ato repleto de desafios sociais. A programação de Do Peito ao Prato tem como objetivo ampliar esse debate e abordar questões acerca da sociedade.  

Rodas de conversa, bate-papos, vivências, oficinas, cursos e exibições de filmes lançam luz sobre a prática do aleitamento materno, que é construída a partir de influências políticas, econômicas e científicas. Entre os assuntos que serão abordados, destaque para a importância da rede de apoio de uma lactante e o estímulo aos pais e outros familiares a participarem ativamente do processo de cuidar dos bebês; a amamentação e os desafios da mãe ao retorno ao trabalho; a importância da introdução alimentar adequada; banco de leite e muito mais, serão temas dos especialistas. 

"É fundamental realizarmos um projeto como esse e compartilharmos conhecimentos com base no saber científico e em vivências pessoais enriquecedoras. Com isso, contribuímos com a saúde e a qualidade de vida desde os seus primeiros anos, fortalecendo a missão do Sesc de atender os seus públicos em cada etapa da sua existência. Também empoderamos mães, pais e a sociedade em geral, difundindo as informações necessárias às melhores escolhas alimentares”, declara Marcia Bonetti Sumares, Gerente da Gerência de Alimentação e Segurança Alimentar, no Sesc São Paulo.  

A unidade do Sesc São Caetano participará da ação realizando o encontro Amamentação e introdução alimentar: para adultos e bebês”, dia 6/8, às 11h, presencial no Espaço de Teologias e Artes. A palestrante convidada é a nutricionista Shirlei Tessarini, que parte das dúvidas mais práticas sobre a amamentação, como as redes de apoio a amamentação em todo o seu ciclo. Como coletar e armazenar o leite materno, como amamentar no retorno ao trabalho, a importância dos bancos de leite no apoio as mães, até a introdução alimentar. As atividades são livres e gratuitas com inscrições pelo sescsp/incricoes.  

Shirlei Tessarini é nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, pós-graduada pelas Faculdades Integradas Coração de Jesus e mestra no ensino em ciências de saúde pela Anhanguera. É docente em cursos de graduação e pós-graduação para nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais da área da saúde no Centro Universitário Anhanguera. Implantou e coordenou os dois Bancos de leite humanos existentes no município de Santo André - Hospital Mário Covas e Hospital da Mulher. Em sua carreira, atuou como nutricionista clínica, como gestora, coordenadora técnica de equipes multidisciplinares de terapia nutricional em conceituados hospitais. Atualmente, além de assessoria de educação em saúde, atua na área acadêmica.  

Serviço 

Do Peito ao Prato 

De 01 a 07 de agosto 

Onde: em 24 unidades do Sesc São Paulo, além de atividades online 

Programação completa: https://www.sescsp.org.br/dopeitoaoprato 

Sesc São Caetano 

Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul 

Dia: dia 6/8, às 11h 

Recomendação etária: Livre 

Ingressos:  grátis 

Telefone para informações: (11) 4223-8800 

Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp

Comente aqui