Data: 30/05/2019 13:21 / Autor: Redação / Fonte: Sesc São Caetano

Projeto de artes visuais “Impulsiona” renova fachada do Sesc São Caetano

Entre os dias 11 de março e 31 de julho as Artes Visuais do ABC paulista têm lugar de destaque no SESC São Caetano


Projeto convida o publico para olhar detalhado a novas percepções
Projeto convida o publico para olhar detalhado a novas percepções

Crédito: Sesc São Caetano

Nesse período estará em cartaz o projeto “Impulsiona”, cujo objetivo é dar visibilidade a artistas da região ao propor que ocupem visualmente alguns espaços da Unidade com diferentes formas e técnicas.

A exposição denominada 'O infinito é logo ali' conta com painéis em grandes dimensões criados ao longo de vários dias, sempre à frente do público, pelo artista convidado para essa edição Mauro Yamaguti. Artista plástico com atuação pedagógica também em Artes Cênicas - sua formação universitária - Mauro conjuga aspectos dessas duas linguagens na medida em que se vale de elementos da performance artna execução de seus trabalhos. Especialista em Arte-Educação, exerce atividades continuadas em escolas públicas e privadas, institutos e projetos governamentais. Desde 2006 participa de coletivas diversas em salões e pinacotecas no ABC paulista e em São Paulo. Na Mostra de Artes e Cultura, realizada em 2014 na cidade de Diadema, conquistou o 1º Lugar na categoria Artes Visuais. Em 2018, Pedaços de mim, sua primeira exposição individual, foi aberta ao público na Pinacoteca de São Bernardo do Campo.

Com texto curatorial realizado por sua ex-professora do curso superior Adélia Nicolete , que por grata surpresa a ser convidada, compartilha, que seja um estímulo à visita e à apreciação do trabalho desse nosso artista.

"Ao longo dos anos, a região do ABC paulista tem se mostrado importante celeiro de Artes Visuais. Mauro Yamaguti frequentou a FAINC (Faculdades Integradas Coração de Jesus), de Santo André, e o contato com a Música e as Artes Cênicas durante o curso foi determinante para o trabalho ora apresentado. Nele Mauro conjuga aos traços ritmo e performance, o que nos remete às ações de Tony Orrico, uma de suas principais referências.

O impulso gerador dessas obras são os distúrbios a que estamos submetidos no mundo contemporâneo. Causadas, muitas vezes, pela aceleração do tempo, pelo excesso de informação e de compromissos e pelas pressões de todo tipo, a ansiedade, a depressão, a bipolaridade e a insônia são traduzidas pelo artista por meio do movimento contínuo e exaustivo, da ilusão do preto resultante da mistura de vários pigmentos e da busca do branco como efetiva presença e não como vazio.

Tais angústias encontram no trabalho de Mauro Yamaguti configuração, mas também antídoto, na medida em que tanto processo criativo quanto apreciação estética conduzem ao exercício de concentração e de foco, de atenção ao aqui-agora dos detalhes e nos propõem um verdadeiro convite à contemplação."

SERVIÇO: Sesc São Caetano

Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul

Período: de 11 de março a 31 de Julho de 2019

Horários: Segunda a Sexta, das 9h às 21h30. Sábados, das 9h às 17h30

Telefone para informações: (11) 4223-8800

Comente aqui