Data: 16/07/2019 13:41 / Autor: Mayra Monteiro / Fonte: PMSCS

Programa de Modernização da Limpeza Pública é lançado em São Caetano

As ações implementadas e os modernos equipamentos foram apresentados na Praça Cardeal Arcoverde, Centro.


São Caetano apresenta moderno maquinário para a limpeza pública
Programa de Modernização da Limpeza Pública é lançado em São Caetano
Programa de Modernização da Limpeza Pública é lançado em São Caetano

Crédito: Jorge Aro/Saesa SCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) lançaram, na segunda-feira (15/7), o Programa de Modernização da Limpeza Pública.

“São Caetano conta hoje com uma estrutura de limpeza pública que muitos países desenvolvidos ainda não dispõem”, pontuou o prefeito José Auricchio Júnior. “Assumimos o compromisso de melhorar os padrões de zeladoria e essa iniciativa traz eficiência ao processo.”

Um dos itens de destaque dessa modernização é a instalação do novo sistema de acondicionamento de resíduos sólidos em container soterrado. Inicialmente serão cinco pontos na cidade, sendo que na Praça Cardeal Arcoverde já está implantado e em funcionamento.

As lixeiras ficam embutidas no solo e evitam a exposição dos resíduos ao meio ambiente, além do arraste dos mesmos aos bueiros, galerias e sistemas de drenagem urbana, tornando o município mais limpo e sustentável. O container soterrado facilita, ainda, o trabalho dos coletores, inibe a presença de vetores e do mau cheiro, além de reduzir o número de viagens dos caminhões, colaborando com a mobilidade urbana e com a redução da emissão dos gases do efeito estufa.

Para a coleta seletiva, a novidade são os iglus, que atraem a população a descartar corretamente os materiais recicláveis. A expectativa é de disponibilizar cerca de 20 iglus por toda a cidade, contemplando todos os bairros, já nas próximas semanas.

Segundo o superintendente do Saesa, Rodrigo Toscano, a autarquia vem realizando investimentos que tornaram São Caetano referência na prestação de serviços de saneamento básico. “Com orgulho, alcançamos o topo do ranking nacional da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) pelo segundo ano consecutivo, o que demonstra nosso compromisso com a gestão pública e a qualidade de vida da população.”

Também compõem o programa um equipamento de varrição mecanizada, duas varredeiras tripuladas, duas motos coletoras, além de ações como Plano de Varrição Georreferenciado por celular, varrição noturna e equipe elite.

“Parabéns aos colaboradores, que fazem a cidade mais limpa no dia a dia”, acrescentou Auricchio. “Por mais que tenhamos maquinários modernos, é preciso ter empenho, responsabilidade e dedicação de vocês para que seja uma ação de sucesso.”

MODERNIZAÇÃO DA LIMPEZA

- Varrição Mecanizada: equipamento que permite a limpeza das sarjetas, com aumento significativo da produtividade, além de evitar situações de riscos aos coletores nas principais vias da cidade;

- Motos Coletoras: permitem o recolhimento dos resíduos que ficaram “perdidos” após a retirada dos caminhões, auxilia no processo de remoção dos materiais descartados de maneira irregular e aumenta a agilidade da coleta de pequenos volumes;

- Varredeira Tripulada: facilita a varredura de praças, calçadões, parques e espaços que recebem eventos abertos ao público, em virtude de sua alta produtividade;

- Plano de Varrição Georreferenciado por celular: esse dispositivo permite o rastreamento do planejamento operacional. Atividades têm seu início, meio e fim registrados pela câmera de um smartphone. As imagens são enviadas a uma central que armazena as medições diárias dos serviços programados. Essa ação aumenta significativamente a qualidade e agilidade do processo, e permite o acompanhamento em tempo real do plano de varrição do município;

- Varrição Noturna: o planejamento de varrição segue um roteiro de bares e restaurantes de grande movimento, com o objetivo de evitar o acúmulo de resíduos em frente desses estabelecimentos, vias públicas e calçadas;

- Equipe Elite: Formada por profissionais multifuncionais, equipados de ferramentas e equipamentos específicos ao atendimento das ordens de serviços programadas. Esses funcionários atuam (em regiões estratégicas) com serviços voltados para: revitalização de praças, formação de jardins, recuperação e instalação de papeleiras - ações complementares às atividades rotineiras de limpeza urbana.

Comente aqui