Data: 24/11/2020 13:10 / Autor: Redação / Fonte: Fundação das Artes de São Caetano do Sul

Primeira formatura virtual da Fundação das Artes estreia neste fim de semana

“00:00 FM”, espetáculo teatral criado totalmente a distância durante a pandemia, ficará em cartaz de 29 de novembro a 20 de dezembro com transmissão pelo Zoom


Primeira formatura virtual da Fundação das Artes estreia neste fim de semana com apresentações gratuitas
Primeira formatura virtual da Fundação das Artes estreia neste fim de semana com apresentações gratuitas

Crédito: FASCS

A montagem “ 00:00 FM” é o espetáculo de formatura dos alunos do último período da Escola de Teatro da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. A peça estreia no próximo domingo (29) e permanece em cartaz até 20 de dezembro.

As apresentações ocorrerão sempre aos sábados, às 19h, e domingos, às 18h, de forma online e ao vivo, por meio da plataforma Zoom. Também haverá uma sessão extra na sexta-feira, 18 de dezembro, às 20h30.

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo site: www.sympla.com.br/turmameiatres. Em quarentena desde o mês de março, o grupo teve de se adaptar para superar as adversidades impostas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), que, até hoje, atinge a classe artística como um todo.

A diretora Melissa Aguiar conta como foi o processo de criação do espetáculo. “Buscamos resistir e reinventar o teatro em casa. Levar uma arte tão efêmera para o espaço digital. Escolhemos a telepresença, ou seja, fazer o teatro vivo: trabalhar, jogar e improvisar com toda a instabilidade que a internet nos oferece. Transmitir para a plateia aquilo que precisa ser contado”, explica.

Segundo a orientadora, a peça fala de pessoas que moram em uma cidade grande qualquer. Elas vivem o último dia de 1999 com a expectativa do fim, a chegada de um novo ano e a virada de milênio, de ciclo. “A sensação de dúvida do que virá após 2000 permeia este trabalho. É o estar diante de um futuro incerto”, diz.

Formada por nove atores e atrizes, ao longo dos três anos e meio do curso técnico, a Turma 63 teve a oportunidade de encenar diversos estilos e períodos artísticos. Passaram por processos colaborativos, investigações cênicas e autores de diferentes linhas estéticas, entre eles, Chico Buarque, Jean Tardieu e Anton Tchekhov.

SERVIÇO

“00:00 FM”

Sinopse: A Turma 63 apresenta “00:00 FM”, processo colaborativo dirigido por Melissa Aguiar. Na trama, é sexta-feira, 31 de dezembro de 1999. Em meio aos rumores do fim do mundo e do tal do bug do milênio, nove personagens vão cantar em um karaokê. Aparentemente, o lugar parece igual a todos os outros do centro da cidade, mas ele guarda algo de especial… Quem são essas pessoas e por que estão ali? Essas respostas você só terá se decidir passar o último dia do ano junto com eles.

Temporada: 29/11 a 20/12.

Horários: sábados, 19h, e domingos, 18h. Sessão extra na sexta-feira, 18/12, às 20h30.

Entrada: gratuita.

Local: apresentação virtual por meio da plataforma Zoom.

Ingressos disponíveis no site: www.sympla.com.br/turmameiatres

Lotação: 50 lugares por apresentação.

Duração: 70 minutos.

Classificação indicativa: 14 anos.

Elenco: Éric Silva, Julia Zooti, Juliana Cano, Lara Cezzarini, Leonardo Lourenço, Mayara

Dias, Tais Siat, Tales Bicudo e Tamirez Gouvêa.

Direção: Melissa Aguiar.

Dramaturgia e roteiro: Celso Correia Lopes.

Direção musical: Samanta Okuyama.

Assistência de produção: Sérgio de Azevedo.

Apoio técnico: Gustavo Cano, Luan Marchena, Natália Borges e Thabata Karoline.

Comente aqui