Data: 22/12/2019 15:10 / Autor: Nelson Albuquerque / Fonte: PMSCS

Prefeitura lança ‘São Caetano 5.0’ e entra de vez na era da inovação

Uma cidade estruturada para se tornar um polo de inovação e tecnologia de nível internacional


Prefeitura lança ‘São Caetano 5.0’ e entra de vez na era da inovação
Prefeitura lança ‘São Caetano 5.0’ e entra de vez na era da inovação

Crédito: Letícia Teixeira / PMSCS

Mais do que isso: estabelecer mecanismos que favoreçam a construção de um município inteligente.

Este é o objetivo da Prefeitura de São Caetano do Sul com o lançamento de um programa que cria um ecossistema propício para atividades inovativas, criativas e tecnológicas, com foco no bem-estar humano e a sustentabilidade.

Nesta sexta-feira (20/12), o prefeito José Auricchio Júnior assinou lei que estabelece o Sistema Municipal de Inovação, além de Conselho, Fundo, Programa de Incentivo e Rede de Promoção da Inovação, entre outros. Também deu posse ao subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Luiz Gustavo Morcelli, ligado à Sedeti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação).

“Estamos criando um pacote que organiza o sistema de inovação em São Caetano. Precisamos olhar para além dos nossos limites, e essa legislação nos dá todo o suporte para avançarmos nessas ações”, afirma o prefeito Auricchio.

Com presença de empresas, entidades do setor e autoridades municipais, o evento no Cecape (Centro de Capacitação do Profissional da Educação) serviu para apresentar o início do Programa São Caetano 5.0. “Vamos atrair startups e investimentos, fomentar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, além da qualificação profissional. Agora é fazer”, diz o novo subsecretário de Inovação.

Para Fernando Trincado, secretário da Sedeti, o momento é de avanços. “Já somos classificados como a melhor cidade do país para se investir e, agora, com essa modernização da lei, podemos ir mais além”, acredita.

SOCIEDADE 5.0

O conceito de Sociedade 5.0 diz respeito ao uso inteligente da tecnologia e da inovação, com foco no bem-estar humano, inclusão, sustentabilidade e resolução de problemas sociais. São Caetano do Sul já tem realizado ações com uso de tecnologia nos serviços públicos que, agora, ganharão uma integração.

Desde 2017, a Prefeitura já implantou, por exemplo, fibra ótica nos prédios municipais, o Wi-Fácil (internet grátis em praças e parques), Cartão São Caetano (unificação de cadastros), Ana (atendimento por inteligência artificial), Prontuário Eletrônico, Aplicativo da Saúde (Portal Saúde 24h), Google For Education, Prova Digital, Central de Controle Operacional de Semáforos Inteligentes, Arquivo Digital, Diário Oficial Eletrônico e Detecta e Videomonitoramento.

Comente aqui