Data: 10/06/2019 10:32 / Autor: Mark Ribeiro / Fonte: PMSCS

População aprova mutirão de pequenas cirurgias de pele em São Caetano

Também no sábado, Auricchio e Regina Maura vistoriaram o atendimento e a estrutura do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin


População aprova Mutirão de Pequenas Cirurgias de Pele em São Caetano
População aprova Mutirão de Pequenas Cirurgias de Pele em São Caetano

Crédito: Junior Camargo / PMSCS

Saúde mais ágil e eficiente. Norteada nestes propósitos, a Prefeitura de São Caetano do Sul realizou mais um mutirão, desta vez focado em Pequenas Cirurgias de Pele. Os procedimentos, que incluíram também casos de câncer, foram realizados sábado (8/6), no Hospital Municipal Maria Braido.

Foram atendidos 120 pacientes, marcados previamente pela Central de Agendamento da Secretaria de Saúde. Cerca de 20 profissionais atuaram no Mutirão, entre médicos cirurgiões plásticos e servidores de Enfermagem.

“Como já é característico dos nossos mutirões, este também alcançou alto índice de resolutividade. É uma estratégia eficiente para reduzir a demanda reprimida nas especialidades, em alguns casos até zerando as filas”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior. A secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, também compareceu ao Mutirão.

As pequenas cirurgias consideram casos com lesões menores de 6cm não recidivadas (que não tenham retornado) em pacientes com menos de 85 anos, sem histórico de cardiopatia, doenças graves descompensadas ou que façam uso de anticoagulantes.

Entre os casos de câncer de pele atendidos estiveram o CBC (carcinoma basocelular), CEC (carcinoma espinocelular) e melanomas. Nos casos das lesões benignas, foram realizadas extrações de pintas, verrugas e cistos, entre outros sinais.

“O atendimento foi super rápido e com hora marcada. Tudo muito organizado. Fazia décadas que queria retirar essa verruga. Agora, morando em São Caetano, eu consegui”, afirmou Onofre Mariano da Silva, 77 anos, lembrando de que não conseguiu realizar o procedimento pela rede de São Paulo quando morava na Capital. “Aqui a Saúde é 10! Não tem comparação”, elogiou o agora morador do Bairro Oswaldo Cruz.

O Mutirão de Pequenas Cirurgias de Pele seguiu a estratégia da Secretaria de Saúde de realizar dois mutirões por mês de especialidades específicas, reduzindo consideravelmente a espera pelos atendimentos.

NOVO TOMÓGRAFO

Também no sábado, Auricchio e Regina Maura vistoriaram o atendimento e a estrutura do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin. Lá, constataram o pleno funcionamento do novo tomógrafo, que possui capacidade para realizar até 1500 exames por mês, incluindo angiotomografias.

“É um equipamento de última geração, avaliado em cerca de R$ 1 milhão, que colocamos à disposição dos pacientes de urgência e emergência para exames mais rápidos e precisos”, ressaltou o chefe do Executivo. A rede municipal de Saúde possui outro tomógrafo, em funcionamento no Hospital Maria Braido.

Também no Sabin, a Prefeitura realizou melhorias no setor de Raio-X, para que os exames sejam realizados mais rapidamente – são dois aparelhos em funcionamento.

Comente aqui