Data: 19/04/2013 17:20 / Autor: Alexandre Costa / Fonte: PMSCS

Paulo Pinheiro vistoriou obra da Avenida Fernando Simonsen

Obra em galeria de águas pluviais avança em ritmo acelerado em São Caetano


Galeria da Avenida Fernando Simonsen vai se estender inicialmente até a altura da entrada do Espaço Verde Chico Mendes
Galeria da Avenida Fernando Simonsen vai se estender inicialmente até a altura da entrada do Espaço Verde Chico Mendes

Crédito: Eric Romero/PMSCS

As obras de implantação da galeria de águas pluviais da Avenida Fernando Simonsen, no Bairro Cerâmica, em São Caetano do Sul, seguem em ritmo acelerado. Em 18 dias de trabalho foram construídos 25 metros de galeria – no total, a obra terá extensão de 345 metros. Para avaliar o andamento dos trabalhos, o prefeito Paulo Pinheiro vistoriou o local nesta sexta-feira (19/4), acompanhado da secretária de Obras e Habitação da Prefeitura, Elda Martinez, e pelo engenheiro Sandro Fortunato Casini.

 “A galeria está avançando a uma média de mais de um metro por dia, o que nos permite estimar que ela estará concluída antes do prazo, que é dezembro deste ano”, explicou Elda Martinez, lamentando a demora da antiga administração em dar andamento ao projeto – a obra teve início em junho de 2012, mas foi logo paralisada e apenas retomada na gestão atual. “Houve um grande empenho da administração Paulo Pinheiro para equacionar todos os problemas e dar prosseguimento a esta importante obra”, afirmou.

A construção da nova galeria de águas pluviais da Avenida Fernando Simonsen vai evitar os alagamentos que ocorrem na via, que é um ponto de confluência da água das chuvas por estar localizada no ponto mais baixo da região – ela concentra a água que desce das ruas em localidades mais altas e necessita de um escoamento especial para evitar transtornos a moradores e motoristas que passam pelo local.

O engenheiro Sandro Fortunato Casini, responsável da Secretaria de Obras pelo acompanhamento da construção, explicou que a obra está sendo feita em ritmo acelerado por utilizar novas técnicas construtivas. “Ao invés de executar toda a construção no local, estamos instalando aduelas (estruturas pré-fabricadas de concreto armado por onde a água vai escoar) já prontas. Isso reduz o tempo de conclusão dos trabalhos e os transtornos à população.”

A secretária de Obras da Prefeitura ressaltou o esforço para evitar grandes transtornos durante a construção da galeria. “Há um conjunto de esforços, uma colaboração de todas as secretarias municipais para ajudar no bom andamento da obra. Este trabalho integrado com secretarias como a de Mobilidade Urbana é fundamental para a boa execução deste serviço público”, elogiou Elda Martinez.

Financiamento – Os trabalhos de engenharia na Avenida Fernando Simonsen serão executados do cruzamento com a Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira até o encontro com a Rua Antonio de Andrade, próximo à entrada do Espaço Verde Chico Mendes, somando três quarteirões. A maior parte da verba para a execução da intervenção é proveniente do governo federal, por meio do Ministério das Cidades, tendo a Caixa Econômica Federal como financiadora. Esta parcela corresponde a R$ 3,1 milhões. A contrapartida da Prefeitura é de R$ 300 mil.

Em um segundo momento, a secretaria de Obras e Habitação da Prefeitura de São Caetano pretende ampliar a galeria de águas pluviais da Avenida Fernando Simonsen até a Rua Amazonas. “Vamos em busca de novos financiamentos para darmos prosseguimento a esta obra, que terá um impacto muito positivo para a região”, concluiu a secretária Elda Martinez.

Comente aqui