Data: 12/04/2013 18:31 / Autor: Redação / Fonte: PMSCS

Palestras com orientações para melhorar a qualidade de vida.

Semana da Saúde reúne mais de 500 frequentadores da Terceira Idade


Profissionais da Saúde dão dicas de postura
Profissionais da Saúde dão dicas de postura

Crédito: Robson de Almeida/PMSCS

Em quatro dias de atividades, os Centros Integrados de Saúde e Educação (CISEs) atraíram cerca de 530 participantes na Semana Municipal de Saúde da Terceira Idade de São Caetano do Sul. As ações tiveram início na segunda-feira (8/04) e se encerraram nesta quinta-feira (11/04). Com a presença de nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e psicólogos, os frequentadores assistiram a uma série de palestras com orientações para melhorar a qualidade de vida.

 “Recebemos dicas sobre a postura correta para sentar, deitar, levantar peso, por exemplo, que muitas vezes passam despercebidas em nosso dia-a-dia, mas que podem nos trazer sérios problemas de coluna”, avaliou Izabel Garcia Morcilo, sócia há mais de 20 anos do CISE Moacyr Rodrigues. “Graças a instruções como essa, podemos chegar bem aos 70 anos, e eu sou prova disso”, completou Maria Marta Quero, frequentadora do mesmo CISE.

O prefeito da cidade, Paulo Pinheiro, também prestigiou o evento. “Tenho a Terceira Idade como minha casa. Atuei como médico por muitos anos e posso afirmar que iniciativas como essa merecem atenção especial”, declarou o chefe do Executivo municipal. “A população precisa estar atenta acerca da importância das ações preventivas, como exames de pressão, colesterol, próstata, mama, entre outros. Os CISEs têm nosso total apoio para que São Caetano siga como uma das cidades com maior longevidade do País”.

Patrícia Couceiro, nutricionista e membro do Grupo de Estudos da Terceira Idade de São Caetano do Sul (GETISCSul), fez um balanço positivo da semana. “As atividades contribuíram para o incentivo de práticas saudáveis no processo de envelhecimento. O retorno foi surpreendente”.

Formação – A Coordenadoria Municipal da Terceira Idade divulgou a programação de abril da Universidade Aberta. A cada semana, sempre às 14 horas, os alunos participarão de debates e palestras com profissionais de diversas áreas. Áurea Barroso, coordenadora geral da Terceira Idade, esclarece que o público em geral poderá interagir nas discussões.
Dia 16, terça-feira, reunião com os representantes de classe;
Dia 18, quinta-feira, palestra Reflexões: Múltiplos olhares sobre o envelhecimento;
Dia 19, sexta-feira, exibição do filme Amour e debate;
Dia 25, quinta-feira, discussão sobre os dez anos do Estatuto do Idoso;
Dia 26, sexta-feira, exibição do filme Hotel Marigold e debate.

Atividades esportivas fizeram parte da Semana da Saúde
Atividades esportivas fizeram parte da Semana da Saúde

Crédito: Robson de Almeida/PMSCS

Comente aqui