Data: 20/01/2022 13:46 / Autor: Suzel Tunes / Fonte: PMSCS

Núcleo de Hemoterapia de São Caetano faz apelo por doação de sangue

As doações, realizadas na Rua Peri, 361, no Bairro Santa Paula, são feitas por agendamento prévio


Núcleo de Hemoterapia de São Caetano faz apelo por doação de sangue
Núcleo de Hemoterapia de São Caetano faz apelo por doação de sangue

Crédito: Divulgação / PMSCS

Os estoques de sangue do Núcleo Regional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma, de São Caetano do Sul, estão abaixo do esperado para atender à demanda dos hospitais da cidade. 

O período de férias e o aumento de casos de covid e gripe têm reduzido o número de doadores. Para compensar essa queda, é fundamental a mobilização da população de São Caetano. Um único doador pode salvar até quatro vidas.

As doações, realizadas na Rua Peri, 361, no Bairro Santa Paula, são feitas por agendamento prévio. A coleta é realizada de segunda a sábado (exceto feriados), das 8h às 12h. Todos os cuidados estão sendo tomados para garantir a segurança contra o coronavírus. Além do agendamento, há controle de acesso, higienização constante do local e exigência do uso de máscaras para os doadores.

Os critérios básicos para a doação de sangue são ter idade entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos de idade); peso de mais de 50 kg; estar alimentado no dia da doação, com refeições leves (não gordurosas); lembrando que homens podem doar a cada dois meses (até, no máximo, quatro vezes no período de um ano) e as mulheres podem doar a cada três meses (até, no máximo, três vezes no período de um ano).

Quem estiver com sintomas gripais não pode doar e pessoas com diagnóstico confirmado para covid ou influenza devem esperar 30 dias a partir do início dos sintomas para fazer a doação. Quem tomou vacina contra covid-19 também precisa aguardar um pouco: 3 dias úteis no caso da Coronavac e 7 dias úteis para as demais vacinas. Mais informações e agendamento pelo telefone 4227-1083.

Comente aqui