Data: 18/04/2013 16:09 / Autor: Redação / Fonte: PMSCS

Nota de esclarecimento da Prefeitura de São Caetano do Sul

Ação criminosa na Avenida Goiás na madrugada de 13 de abril


A Secretaria de Segurança da Prefeitura de São Caetano do Sul vem por meio desta nota comunicar e esclarecer à população o que de fato ocorreu na madrugada de 13 de abril, na Avenida Goiás.

Na ocasião, por volta de 0h45, três amigos adolescentes que transitavam pela via foram assaltados por um grupo de dez homens e menores de idade. Os pertences subtraídos foram dois celulares e uma corrente. A Polícia Militar foi acionada e, na altura do número 393 da Rua Amazonas, prendeu em flagrante Jailson de Souza Costa, de 18 anos, morador da Vila Califórnia, na Capital. Também apreendeu dois menores envolvidos no delito, um residente no Bairro Fundação, em São Caetano, e outro no bairro paulistano Vila Bela. Os três infratores foram conduzidos à Delegacia Sede do município. Uma das vítimas apresentou hematomas leves no pescoço e no peito.

Há de se ressaltar que nenhuma arma foi encontrada em posse dos assaltantes. O caso foi classificado equivocadamente por alguns veículos de comunicação como “arrastão”, termo criado para definir onda de assaltos em série.

No entanto, trata-se de um único delito, de uma única abordagem feita exclusivamente aos três adolescentes vitimados. Não houve, ao contrário do informado por órgãos de imprensa, assaltos a motoristas, a bares da Avenida Goiás ou a seus frequentadores. Tampouco o ato criminoso se expandiu para o interior de estabelecimentos comerciais. Sendo assim, o que de fato ocorreu no local na madrugada de 13 de abril foi um roubo, e não um “arrastão”.

A Polícia Civil abriu investigação para identificar outros participantes do roubo. A corporação, juntamente com a Polícia Militar, interage com a Guarda Civil Municipal (GCM) para tirar a possibilidade de atuação dos criminosos em São Caetano.

A ação conjunto tem obtido êxitos e aumentado a segurança da população. Segundo dados do Infocrim, da Polícia Militar, neste ano não teve nenhum homicídio em São Caetano e o roubo de veículos caiu 40% no primeiro bimestre de 2013, comparado com os dois primeiros meses de 2012.

Comente aqui