Data: 14/08/2020 19:00 / Autor: Gisele Lopes / Fonte: PMSCS

Mulheres empreendedoras debatem retomada econômica em evento on-line de São Caetano

Palestrantes abordaram o papel de destaque de mulheres no empreendedorismo e frente a grandes empresas


Crédito: Divulgação/PMSCS

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação (Sedeti) de São Caetano do Sul realizou nesta sexta-feira (14/8), um encontro para debater “O Papel da Mulher Empreendedora na Retomada Econômica”.  O evento on-line organizado em parceria com o grupo Caetana Conecta reuniu mais de 220 pessoas para dialogar sobre os pontos da retomada econômica e o quanto o papel da mulher empreendedora é importante para o sucesso nos negócios.

O prefeito José Auricchio Júnior falou sobre a atuação do governo municipal, que continuamente planeja projetos para estreitar parcerias com o Sebrae e incentivar o microempreendedor. “Temos pela frente um cenário desafiador, os empresários estão se reinventando a cada dia por conta da pandemia que desestabilizou a economia do nosso país. Em breve, vamos apresentar um plano de incentivo fiscal possibilitando a geração de novos empregos e a movimentação da economia”, explicou.

Palestrantes abordaram o papel de destaque de mulheres no empreendedorismo e frente a grandes empresas. E um painel, moderado pela Sedeti, discutiu o papel das empresas e empreendedoras durante a pandemia que o país atravessa.

Uma das palestrantes, Jandaraci Araújo, subsecretária estadual de Empreendedorismo, Micro e Pequena Empresa, e diretora executiva do Banco do Povo, contou sobre sua experiência e o cenário que o Estado atravessa. “Minha história é de muita luta, comecei como vendedora de salgados e virei executiva. A minha realidade foi como a de muitas mulheres: empreender para sustentar os filhos”, afirmou. Jandaraci também parabenizou a atuação da Prefeitura de São Caetano no incentivo ao empreendedorismo feminino. “Mais de 53% das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres e 52% dos tomadores de crédito do Banco do Povo são mulheres. E, em São Caetano, onde a maior parte das empresas tem sido aberta por mulheres, vejo que a Administração tem criado mecanismos para fortalecer o empreendedorismo e reforçá-lo como fator de mudança oferecendo apoio e qualificação”.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Trincado, dos 1.564 novos CNPJs emitidos na cidade até o fim de julho, 57% dos MEIs são de mulheres. “Uma das missões da nossa secretaria é criar políticas públicas e fortalecer a mulher empreendedora. O caminho que encontramos foi trazer empreendedores para nos ajudar nessa tarefa e, assim, surgiu o Caetana Conecta grupo de mulheres experientes que lideram grupos e negócios e nos ajudou a criar políticas públicas para mulheres”, explicou.

Para falar sobre o papel de destaque que as mulheres têm alcançado no mercado de trabalho, Marina Willisch, vice-presidente da General Motors em São Caetano, comentou sobre os mais variados cargos ocupados por mulheres na GM, em todo o mundo. “Temos mulheres em cargos executivos, na manufatura, montando carros, vendas, marketing e em qualquer lugar que ela queria porque a montadora oferece oportunidades para isso”. De acordo com Marina, as grandes empresas, assim como as pequenas e médias, também sentiram os impactos da crise que chegou com a pandemia. “Nossa receita caiu 40%, fechamos muitos pontos de venda, mas conseguimos agir rápido. Com força, adaptação e resiliência conseguimos manter nossos objetivos principais: satisfação do cliente, manutenção dos empregos e proteção dos funcionários; e sustentabilidade do nosso negócio”, explicou. A GM também transformou parte da fábrica de carros em fabricante de respiradores e montou uma fábrica de máscaras para atender os funcionários e doar a instituições. “Também direcionamos nossos veículos que estavam parados à Prefeitura, que com expertise utilizou para implantar o programa de coleta domiciliar”.

No painel, a secretária municipal de saúde, Regina Maura Zetone; Fernanda Medei, sócia e fundadora da Medei, uma startup voltada a tecnologia e RH; Juliana Gobbi, consultora de negócios do Sebrae; e Priscila Barros, gerente de RH da GM responderam questões sobre como as empresas estão se reinventando neste momento de pandemia. O deputado estadual Thiago Auricchio também participou do evento ressaltando a importância de fóruns e encontros entre empreendedores que “têm tido papel fundamental ao fazerem a roda da economia girar neste momento que o país atravessa”.

Os participantes também conheceram o grupo de empreendedoras Caetana Conecta (@caetanaconecta) e o Programa de Aceleração Amar/elo, um programa de aceleração de negócios para empreendedoras com consultorias e mentorias.

O evento completo está no canal da Prefeitura de São Caetano no youtube.


Comente aqui