Data: 24/04/2013 13:42 / Autor: Vanusa Nascimento / Fonte: Fundação Pró-Memória

Mostra fotográfica da história dos Patrulheiros Mirins no Chico Mendes

Exposição fica até a semana que vem no Salão Expositivo do Espaço Verde Chico Mendes


Desfile dos Patrulheiros Mirins de São Caetano do Sul, ostentando os troféus recebidos e faixas de Campeão Paulista de Marcha Atlética.
Desfile dos Patrulheiros Mirins de São Caetano do Sul, ostentando os troféus recebidos e faixas de Campeão Paulista de Marcha Atlética.

Crédito: Acervo Fundação Pró-Memória São Caetano do Sul

Neste domingo (28/4), a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul vai promover, no Salão Expositivo do Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566 - Bairro Cerâmica), uma apresentação musical e exibições de minidocumentário. As atividades são gratuitas e fazem parte da programação da exposição Patrulheiros Mirins: Uma história de Trabalho e Assistência Social para a construção da Cidadania, em cartaz no local.

O público poderá prestigiar a Banda Musical dos Patrulheiros Mirins, regida pelo maestro Egídio Pinheiro, às 10h30, além de assistir ao minidocumentário produzido pela Pró-Memória com depoimentos de ex-patrulheiros sobre a importância dos ensinamentos vivenciados na entidade. As exibições do vídeo acontecem às 11h e às 14h.  

A mostra retrata a trajetória institucional da Associação Patrulheiros Mirins de São Caetano do Sul Oscar Klein, que completa 54 anos em 2013. Por meio de 21 reproduções fotográficas e narrativas, a exposição reconstitui a história da entidade, que tem o objetivo de integrar a formação escolar e profissional, além de oferecer orientação em prol da cidadania para crianças e adolescentes do município.

Atualmente, os Patrulheiros atende cerca de 200 jovens com idade entre 12 e 18 anos, sempre se baseando no tripé: capacitação, recreação e assistência social, além de estar ligada aos princípios de hierarquia e disciplina. Os matriculados recebem, gratuitamente, alimentação, fardamento, cursos semiprofissionalizantes, orientação psicológica e passagens gratuitas no transporte público municipal, entre outros benefícios.

A exposição Patrulheiros Mirins: Uma história de Trabalho e Assistência Social para a construção da Cidadania fica aberta à visitação até o dia 5 de maio. Mais informações podem ser obtidas na Fundação Pró-Memória, pelo telefone 4223-4780.

Comente aqui