Data: 23/04/2013 13:24 / Autor: Luciano Luiz / Fonte: PMSCS

Ministério do esporte contempla São Caetano com R$ 6 milhões

Verba será utilizada para melhorias no Estádio Municipal Anacleto Campanela


Verba será utilizada para melhorias no Estádio Municipal Anacleto Campanela
Verba será utilizada para melhorias no Estádio Municipal Anacleto Campanela

São Caetano do Sul é contemplada pelo Ministério do Esporte no programa de apoio aos equipamentos públicos que estão no catálogo para servir como Centro de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo de 2014. O projeto visa estruturar complexos esportivos como forma de garantir a nacionalização do mundial e a adequação aos critérios para recepcionar as delegações.

O valor destinado para a cidade é de R$ 6 milhões e servirá para melhorias no Estádio Municipal Anacleto Campanela, que ganhará novos vestiários, gramado, instalações internas, sala de fisioterapia, ginástica, sala de imprensa, entre outras benfeitorias.

O início do processo se deu após a vinda do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em meados de janeiro. Desde então o prefeito, Paulo Pinheiro, e o secretário de Esporte e Turismo de São Caetano do Sul, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, trabalharam junto à União em diversas reuniões e visitas de técnicos, para que a cidade fosse beneficiada com este recurso.

 “Trata-se de algo importante para a história do País. São Caetano do Sul jamais poderia ficar de fora. O Ministério tem sido muito criterioso na avaliação das cidades nesse processo que envolve a Copa do Mundo de 2014 e muito nos alegra saber que estamos fazendo parte de um seleto grupo de cidades do Brasil que estão sendo beneficiadas por recursos federais”, comentou Gilmar Tadeu.

O próximo passo da Secretaria de Esporte e Turismo de São Caetano será detalhar o projeto e estruturar sua operacionalização, além de ampliar sua relação junto a confederações de futebol dos países que disputarão a Copa do Mundo. A cidade já recebeu algumas consultas e visitas e entende que precisa buscar uma relação com os responsáveis pelas seleções.

 “Não podemos esperar. Todos estão trabalhando muito e nossa cidade está atuando em uma estratégia ativa de buscar e provocar oportunidades junto a dirigentes de vários países”, declarou Gilmar Tadeu Ribeiro Alves. Representantes da seleção italiana já visitaram a cidade. O secretário espera gerar novas visitas e, por consequência, expor cada vez mais a capacidade técnica e de estrutura de São Caetano para o mundo.

Sendo escolhida para abrigar uma seleção a cidade ganha grande visibilidade internacional, dada a exposição gerada pela cobertura jornalística da Copa do Mundo, além de uma movimentação significativa no comércio local e serviços, por conta da presença de profissionais de imprensa e torcedores na região.

CTS - Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servem como base de um time durante a Copa do Mundo e são gerenciados pelas próprias seleções. Toda a estrutura é montada pelas equipes. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. A escolha dos CTS que constam do catálogo da FIFA é feita unicamente pelas delegações classificadas para a Copa do Mundo.

Comente aqui