Data: 05/03/2020 09:23 / Autor: Ana Paula Lazari / Fonte: USCS

Medicina USCS recebe robô para treinamento e cirurgia inovadora

Curso de Medicina recebe o primeiro sistema robótico para treinamento em cirurgia por endoscopia e colonoscopia, realizando também a cirurgia bariátrica de obesidade por endoscopia


Medicina USCS recebe robô para treinamento e cirurgia inovadora
Medicina USCS recebe robô para treinamento e cirurgia inovadora

Crédito: USCS

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), por meio do seu curso de Medicina (Campus Centro - SCS), em recente parceria com a Universidade do Texas em Houston (UTHealth) está recebendo o primeiro robô para cirurgia por endoscopia via colonoscopia e via endoscopia digestiva. O equipamento chegou na semana passada na Universidade. Nesta terça-feira (3/3), será feita a primeira cirurgia de treinamento no Laboratório de Cirurgia da Universidade.

O robô propicia a retirada de tumores do intestino e do estômago por endoscopia, sem necessidade de cirurgia por laparoscopia como outros robôs que estão sendo utilizados nos grandes hospitais atualmente. O equipamento foi idealizado principalmente para cirurgia bariátrica sem a necessidade de realizar laparoscopia, sendo o procedimento realizado como endoscopia do estômago, com alta do paciente no mesmo dia.

Os primeiros testes serão realizados no Laboratório de Cirurgia Experimental da USCS para treinamento dos cirurgiões e endoscopistas, para que os profissionais se especializem nesta nova técnica e com o novo robô.

Trata-se do primeiro sistema robótico por endoscopia que está funcionando fora do centro experimental da própria Universidade do Texas. O Dr. Enrico Andrade, Gestor Adjunto do Curso de Medicina reforça a importância da parceria: “Hoje a Universidade do Texas conta com o Laboratório de Cirurgia Experimental da USCS para os primeiros testes com o robô. Isso indica tanto a confiança entre as instituições e a qualificação da nossa infraestrutura, que oferece tecnologia de ponta para a realização deste procedimento e treinamento com alta tecnologia. A iniciativa deve beneficiar e muito a população, tendo em vista que profissionais serão treinados para que o procedimento passe a ser feito aqui no Brasil e na América do Sul em um futuro próximo”.

O Gestor do curso de medicina (Campus Centro - SCS) da USCS, Dr. João Carlos da Silva Bizário, enfatiza a importância da parceria: “Esta parceria coloca a USCS, por meio do seu curso de medicina do Campus Centro, no cenário dos grandes centros de pesquisa que envolvem a cirurgia robótica, principalmente por se tratar de uma área da cirurgia ainda não explorada e ainda sem o recurso que está sendo testado aqui na universidade. Esta busca pela inovação vem reforçar a questão educacional, a questão assistencial paras as pessoas e a questão de pesquisa, que formam a base de sustentação da educação. Tenho a certeza de que esse é o futuro da medicina e que nós estamos, neste momento, entrando na ponta do processo ao trazer essa tecnologia pra São Caetano do Sul”.

Para o procedimento, que ocorre nesta terça-feira, estarão presentes cirurgiões e endoscopistas do Brasil (dentre eles, professores de medicina da USCS), a serem habilitados para que, então, possam treinar outros profissionais pelo país. O docente do curso de Medicina da USCS, Dr. Eduardo Grecco, que também contribuiu para a parceria, juntamente com os docentes João Bizário Enrico Andrade, enfatiza que a USCS se torna, assim, a primeira Universidade fora do Texas a receber este equipamento para treinamento em cirurgia inovadoras, principalmente em endoscopia e cirurgia para obesidade.

Comente aqui