Data: 30/10/2018 17:28 / Autor: Redação / Fonte: PMSCS

Mais de 5.300 alunos realizam Prova São Caetano Digital


Crédito: PMSCS

Na última semana, entre os dias 23, 24 e 25 de outubro, a Secretaria de Educação da Prefeitura realizou mais uma edição da Prova São Caetano (avaliação de desempenho aplicada todos os anos na rede municipal de ensino) em formato digital, a exemplo do que já ocorreu em maio. No total, 5.365 estudantes, do quarto, quinto, oitavo e nono anos, das 20 unidades de Ensino Fundamental de São Caetano do Sul, foram avaliados em seus conhecimentos de Português, Matemática e Ciências.

A prova foi realizada em tablets, online, graças ao novo link de internet de fibra ótica que o poder público municipal implantou, por meio da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), em todos os prédios públicos, incluindo as unidades escolares. “Em maio deste ano, fomos a primeira cidade do país a fazer uma avaliação em larga escala de forma totalmente digital. E, agora, voltamos a utilizar o recurso tecnológico com mais experiência, empregando a tecnologia no aprimoramento do ensino”, disse a secretária de Educação, Janice Paulino César.

A professora Érika Fernandes Ramos de Souza, diretora da Escola Municipal do Ensino Fundamental 28 de Julho, destacou que o recurso tecnológico motiva mais os alunos e agiliza a obtenção de resultados que são fundamentais para o diagnóstico da qualidade de ensino da rede.  “A realização da Prova São Caetano permite identificar os conteúdos e habilidades que precisam ser melhor trabalhados em cada escola, garantindo que todas as escolas da rede municipal tenham a mesma qualidade de ensino”, afirmou a educadora.

As avaliações foram elaboradas pelos formadores do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns (Cecape), sob supervisão do diretor, professor Paulo Sérgio Garcia. O suporte em tecnologia, por meio da Plataforma Educacional Google, esteve sob a coordenação do professor Luiz Antonio Franco da Cruz, diretor do Centro de Pesquisa, Formação e Inclusão Digital.

A realização da Prova São Caetano com a ferramenta digital representa não apenas ganho de tempo, mas também de recursos: só em papel, a Secretaria de Educação deixará de usar, em cálculo subestimado, 100 mil folhas de papel sulfite.

Comente aqui